• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Assistentes sociais se reúnem com representante do MDS em Itajaí

Cerca_de_100_assistentes_sociais_estiveram_presentes_no_encontro

Assistentes sociais se reúnem com representante do MDS em Itajaí

Assistentes sociais se reúnem com representante do MDS em Itajaí 600 340 Fecam Portal

A aproximação entre o Ministério do Desenvolvimento Social e as assistentes sociais municipais foi o assunto do encontro regionalizado sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) realizado na quarta-feira (22), na AMFRI, em Itajaí, e organizado pelo colegiado de assistência social dos municípios da AMFRI.

O debate foi conduzido pelo coordenador geral do Departamento de Gestão do SUAS, José Crus, representante do Ministério do Desenvolvimento Social. Estiveram presentes cerca de 100 assistentes sociais da região da AMFRI, AMPLANORTE, AMAVI e AMOSC. As associações e a FECAM fazem parte do Colegiado Estadual de Assistentes Sociais das Associações de Municípios, vinculado à Federação.

No encontro, discutiu-se a necessidade de se integrar o trabalho do MDS com o que é realizado pelos municípios, sendo que todos os programas e projetos são por eles oferecidos, bem como a execução do monitoramento e avaliação dos serviços.

Crus informou que Santa Catarina é o estado que menos avançou na política de assistência social do SUAS,  apresentando o menor número de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Brasil, que somam 103 e estão localizados em 75 dos 293 municípios catarinenses. Os CRAS são considerados "porta de entrada dos cidadãos" para acessar esta política pública de direito.

Segundo a assistente social da FECAM, Janice Merigo, habilitar o município em gestão básica e implantar os CRAS pode garantir ao município o acesso a recursos liberados pelo governo federal de maneira contínua.

 

 ASCOM/FECAM