A Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) lançou nesta quinta-feira, 7 de abril, o projeto Vale Europeu em Movimento, uma iniciativa inédita que busca reunir as lideranças municipais e a sociedade civil para que em conjunto debatam as prioridades para o desenvolvimento da região. O projeto terá duração de cinco meses e será finalizado em agosto, com a entrega do Manifesto pelo Desenvolvimento do Vale Europeu, documento que consolida todas as demandas levantadas durante os encontros nos municípios.
Durante coletiva de imprensa realizada nesta tarde, o presidente da Associação de Municípios do Vale Europeu, Arão Josino, explicou os objetivos da iniciativa. “Se queremos o desenvolvimento sustentável da nossa região, precisamos pensar em conjunto quais são as prioridades. Com diálogo e alinhamento entre todos os municípios, vamos identificar os projetos que precisamos lutar para executar. Depois que o Manifesto estiver pronto, vamos entregar para todos os candidatos ao executivo e legislativo estadual, para que eles saibam quais são as prioridades do Vale Europeu e tenham ciência de que estamos unidos para viabilizar isso”.
A partir da próxima semana, as equipes da Associação de Municípios do Vale Europeu e do Sebrae/SC, instituição contratada e responsável pela metodologia de elaboração do manifesto, irão percorrer os 14 municípios da região. A agenda nos municípios será separada em três grandes momentos. No período da tarde, os técnicos da Amve e das prefeituras debatem sobre as prioridades de cada área. Na sequência, as reuniões serão realizadas com os gestores municipais. Por fim, no período da noite, lideranças políticas, empresariais e comunitárias irão participar de reunião de planejamento, que inicia com uma palestra sobre desenvolvimento regional e segue com a aplicação da metodologia do Sebrae/SC.
“Avaliamos que essa sensibilização inicial é fundamental para que todos entendam a importância de debatermos o desenvolvimento da nossa região. E contratar o Sebrae/SC para executar essa metodologia foi uma decisão estratégia, já que a instituição tem consultores especialistas. Estamos nos organizando para fazer uma ação inédita que irá mostrar ao futuro governador, senador e deputados de Santa Catarina as reais necessidades da nossa região e, acima de tudo, a união dos municípios do Vale Europeu”, conclui o presidente da Associação, Arão Josino.
A Amve é formada pelos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
Os primeiros munícipios a receber as equipes de trabalho do Vale Europeu em Movimento serão Ascurra, no dia 11 de abril, e Doutor Pedrinho, no dia 12 de abril. O evento de entrega do Manifesto do Vale Europeu aos candidatos está previsto para agosto.
Sobre a Amve
A Associação de Municípios do Vale Europeu atua em prol dos 14 municípios associados junto às esferas de governo, defende a autonomia municipal e fomenta o desenvolvimento regional. Como entidade de convergência dos interesses dos municípios associados, propicia o aperfeiçoamento da administração pública por meio da realização de capacitações, mobilizações, colegiados e assessorias técnicas.