O Conselho de Gestores Municipais de Cultura (CONGESC), entregou na noite desta quinta-feira (12) o Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural para três municípios e uma associação do Estado. São quatro categorias que valorizam e reconhecem as ações de gestão cultural realizadas pelos municípios catarinenses e associação de municípios.
A prefeitura de Chapecó foi a vencedora da categoria 1, que premiava municípios pela Implantação do Sistema Municipal de Cultura com todos os seus elementos. A cidade do Oeste venceu com a ação “Sistema Municipal de Cultura de Chapecó – Desafios e Conquista”. A presidente da Fundação Cultural de Chapecó, Roselaine Vinhas, destacou o trabalho pioneiro dos gestores da região. “É com bastante honra e carinho que a gente recebe essa premiação. Quero dedicar a todos que trabalham em prol do projeto. Agradeço especialmente à região da AMOSC e seus gestores que apoiam, constroem e estão juntos conosco”, enfatizou Vinhas.
O município de Itajaí, por meio do projeto “Conservatório de Música de Itajaí Carlinhos Niehues: 15 anos de ensino profissional em música” recebeu o primeiro lugar na Categoria 2, que premiava municípios pelo Desenvolvimento de programas e projetos que promovam a formação na área da cultura. “Somos muito agradecidos pelo reconhecimento hoje. A trajetória do conservatório começou lá trás e ver o crescimento do projeto é gratificante”, pontuou o superintendente da Fundação Cultural de Itajaí – FCI, Normélio Weber.
O case “Virtualidade das Artes: Adaptar, Reinventar e Circular”, do município de Xanxerê, recebeu o primeiro lugar na categoria, que premiava municípios pelo Desenvolvimento de programas e projetos que promovam a circulação artística. Segundo Diego Gon, representante dos municípios de Xanxerê, “esse é um prêmio que reconhece e fortalece ainda mais a luta em prol da cultura, e eu agradeço a todos que colaboraram até aqui”.
A última categoria contemplou as associações e o case premiado foi da AMFRI (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí) com o Programa de Gestão Associada de Serviços Públicos na Área da Cultura na Região da AMFRI.
O Presidente do Colegiado de Cultura da AMFRI e Superintendente da Fundação Municipal Cultural de Penha, Eduardo Bajara Souza, ressalta que a premiação é reconhecimento do trabalho realizado pelo Colegiado de Cultura da AMFRI, sempre com o apoio dos Prefeitos da região. “A ideia do Programa de Gestão Associada só foi possível devido ao apoio e respaldo dos Prefeitos da nossa região, que reconhecem a importância de valorizar a cultura, os artistas e toda a população”, finaliza.
O resultado completo do Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultura pode ser conferido abaixo.