O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) deve aprovar na próxima semana uma política Nacional de Assistência Social para o país. A estrutura da nova política será com base num Sistema Único de Assistência Social, com atenção voltada para a família. As mudanças devem melhorar a qualidade e o acesso da população aos serviços, programas e benefícios da assistência social.
De acordo com a Secretária Nacional de Assistência Social, Márcia Lopes, responsável pela formulação e coordenação da política, o Sistema Único vai regular , em todo o território nacional, um padrão de serviços. A partir daí, as pessoas vão saber quais os serviços sociais disponíveis, como ter acesso e vão conhecer o trabalho dos centros de Assistência Social, da mesma forma que conhecem a escola municipal como unidade básica da educação. Segundo Márcia Lopes, com a criação do Sistema Único, será montado um cadastro nacional para acompanhar e avaliar os serviços.
Este sistema vai permitir a descentralização dos recursos, vai permitir uma organização da rede e um sistema de comunicação mais ágil, para que a população conheça os seus direitos, saiba onde recorrer diante das necessidades, enfatizou Márcia.
A reunião do Conselho Nacional de Assistência Social começa na segunda (21/09) e vai até quarta feira da semana que vem, no senado Federal.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome