• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Caçador sedia encontro de associações microrregionais

Caçador sedia encontro de associações microrregionais

Caçador sedia encontro de associações microrregionais 600 450 Fecam Portal

Os secretários executivos das associações de municípios estão reunidos nesta quinta (21) e sexta-feira (22), em Caçador, para discussão e deliberação de ações conjuntas e relativas ao movimento municipalista no estado. Participam do encontro secretários de 18 associações microrregionais e os técnicos da Federação Catarinense de Municípios (Fecam).

Entre os temas em pauta estão movimento econômico, educação fiscal, censo demográfico, pauta de reivindicações, gestão tributária, nota fiscal eletrônica, georreferenciamento e cessão de uso de fotos aéreas, entre outros.

O prefeito de Caçador e presidente da Fecam, Saulo Sperotto, esteve presente no primeiro dia da programação. Segundo ele, esses encontros objetivam o fortalecimento dos municípios e a criação de ações conjuntas que visam ao aperfeiçoamento das administrações municipais, com o apoio e orientação das associações microrregionais.

O prefeito de Iomerê e presidente da associação sede do evento – Amarp (Associação dos Municípios do Alto Rio do Peixe), Antoninho Baldissera, falou sobre a importância das associações microrregionais no auxílio ao trabalho dos municípios, que por meio das assessorias e articulação com outras esferas fomentam o desenvolvimento regional.

No início da tarde de ontem (21), o coordenador chefe do IBGE Santa Catarina, Maurício Batista, apresentou aos executivos o andamento do censo demográfico nos municípios catarinenses. Segundo ele, é relevante que as associações acompanhem de perto o trabalho para corrigir de imediato as possíveis contradições que podem acontecer durante o processo.

O secretário executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa, destaca que este trabalho já vem sendo feito pela Associação desde o início dos trabalhos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Médio Vale. "A AMMVI assumiu a coordenação de toda a região para o acompanhamento do censo nos municípios, analisando periodicamente o levantamento dos dados preliminares" afirma.

Rafael explica ainda que foram formadas comissões municipais que funcionam como um canal de comunicação entre o Instituto e os representantes da sociedade de cada município, auxiliando no apoio e monitoramento à operação censitária.

Segundo ele, as comissões objetivam colaborar para que o recenseamento local se efetue com êxito, facilitando a realização do censo e dando transparência ao trabalho efetuado.

Não foi recenseado?

O coordenador do IBGE, Mauricio Batista, reforçou o pedido para que os municípios mobilizem a população a procurarem os postos de coleta caso seus domicílios ainda não tenham recebido a visita de um recenseador.

O levantamento das informações está em fase de finalização. Os dados preliminares serão publicados até o fim de outubro.

Michele Prada, Ascom AMMVI.