A Câmara Técnica da Assistência Social da FECAM completou, nesta quinta-feira (23), um ciclo de eventos por todas as oito macrorregiões de Santa Catarina. As regiões Serrana e do Planalto estiveram no roteiro esta semana, que contou a participação de gestores municipais e representantes de 30 municípios das associações AMURES, AMURC e AMPLASC.
O Coordenador Institucional e das Câmaras Técnicas da FECAM, Rodrigo Fachini, que esteve presente em todos os encontros desde o início das atividades das câmaras técnicas em maio, demonstrou satisfação com o sucesso dos eventos. “Esse momento é de comemoração, sabemos o que significou essa andança pelo estado, esse diálogo permanente com gestores e técnicos do SUAS, juntamente com os prefeitos, foi enriquecedor. Não tenho dúvidas de que essa troca de boas práticas demonstra o belo trabalho que está sendo realizado pelos municípios”, comenta Fachini.
O prefeito de Curitibanos, Kleberson Luciano Lima, anfitrião do último evento, reforçou a missão da assistência social nos municípios na abertura do evento. “A assistência social é uma construção diária, precisamos nos dedicar e nos unir para acolher e fazer a diferença na vida das pessoas que precisam de apoio, essa é a missão do setor”, disse o prefeito.
Os desafios da política social no pós-pandemia e o fortalecimento do elo entre trabalhadores e gestores da Assistência Social foram temas debatidos ao longo de todo o evento. Além disso, foi debatido a política do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Para o presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), Elias de Souza Oliveira, esse trabalho se faz com “coletividade, debate e participação”. Ao analisar o atual momento, na visão de Elias, é preciso que o setor se engaje cada vez mais. A união, e a busca por informação, estão no papel social do Assistente. Elias também reforça que a “a Assistência Social não é ação social, é uma política pública é precisa ser reconhecida do ponto de vista estatal, a assistência social é um direito de toda a população”.
A Secretária de Santa Cecília, Sandra Regina Fuxfeld, que representa a macrorregião da serra e do planalto na câmara técnica, ressaltou os objetivos do grupo. “Participar dessa troca de experiência mostra que nós fazemos um bom trabalho, mas que ele pode ser muito melhor com o compartilhamento de ideias que as câmaras técnicas trazem para melhorar a vida dos nossos munícipes”.
Participaram também o prefeito de Frei Rogério e presidente da AMURC, Jair da Silva Ribeiro, a secretária municipal de assistência social Janaina Varela Mafra, a prefeita de Santa Cecília, Alessandra Aparecida Garcia, o prefeito de Ponte Alta do Norte, Ari Alves Wollinger, a prefeita de São Cristóvão do Sul Ilse Amélia Leobet, a presidente do COEGEMAS Maria Cláudia Goulart, o secretário executivo da AMURC, Roberto Molim. o secretário Executivo da AMPLASC, Luciano Angonese, o secretário executivo da AMURES Walter Manfroi e a Coordenadora Institucional da FECAM na região oeste Catia Tessmann.
Trajetória das Câmaras Técnicas
Iniciadas em maio de 2021, as câmaras técnicas da assistência social foram criadas para qualificação do debate e da proposição de ações voltadas a atender as populações mais desassistidas dos municípios catarinenses.
O primeiro encontro aconteceu na macrorregião do Oeste e Extremo Oeste, no município de Maravilha. Posteriormente na macrorregião norte em Canoinhas, na macrorregião Sul em Laguna, na macrorregião Vale do Itajaí em Blumenau, na macrorregião do Litoral em Ilhota, na macrorregião Meio Oeste em Treze Tílias e por último na Serrana e Planalto no município de Curitibanos.