A FECAM realizou novo encontro da Câmara Técnica da Assistência Social nesta quarta-feira (28/07), em Canoinhas. O evento aconteceu em modelo híbrido – presencial e online – e envolveu trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) dos municípios pertencentes às associações do Planalto Norte (AMPLANORTE), do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC) e do Vale do Itapocu (AMVALI).
A abertura das atividades foi feita pelo coordenador das câmaras técnicas da FECAM, Rodrigo Fachini, que ressaltou os objetivos do grupo. “Com esses encontros regionais, queremos compartilhar conhecimentos e boas práticas dos municípios catarinenses. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais a política pública da Assistência Social, por meio do movimento municipalista”, afirmou Rodrigo.
Em seguida, o presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS) e Secretário de Foz de Iguaçu/PR, Elias de Oliveira, fez um importante alerta aos colegas: é preciso muita atenção e união para evitar o desmonte do setor, em especial num momento delicado como o da pandemia. “O nosso SUAS é o maior e mais organizado sistema do planeta. Temos que estar atentos para evitar retrocessos e perdas para os que realmente necessitam”, comentou Elias.
Para a consultora em Assistência Social da FECAM, Janice Merigo, os encontros são fundamentais para garantir um SUAS cada vez mais forte. “É preciso reforçar o comprometimento com a política pública da assistência social em nossos municípios. Observamos avanços nos últimos anos, mas queremos avançar ainda mais nesse sentido”, disse Janice.
O Prefeito de Canoinhas e anfitrião do evento, Gilberto dos Passos, manifestou, em seu pronunciamento, satisfação por sediar o evento e reconheceu a importância do setor. “As políticas públicas precisam ser feitas por quem delas entende. Por isso, parabenizo a FECAM pela descentralização dos trabalhos, especialmente na área da Assistência Social, indispensável em nossos municípios”, declarou o Prefeito.
Durante o encontro da Câmara técnica, os gestores trataram da Gestão do SUAS no Brasil e em Santa Catarina, do Movimento Municipalista catarinense, do desfinanciamento da política de Assistência Social e das experiências municipais na realização das Conferências (Araquari, Irineópolis e Itaiopólis) nos Núcleos de Educação Permanente (Canoinhas) e PMAS (Jaraguá do Sul).
Participaram presencialmente do evento também a Secretária Municipal de Canoinhas, Zenici Dreher Herbst, a Presidente do COEGEMAS e Secretária de Florianópolis, Maria Claudia Goulart, o Diretor de Guabituba, Rafael Jacintho, e a Assessora de Políticas Públicas da Amplanorte, Valéria Grossl Mendes da Silva. Acompanharam de forma virtual a Assessora de Assistência Social da AMUNESC, Evelise Maria Junkes Buzzi, e a Assessora Geral em Políticas Públicas da AMVALI, Cilene Cilene Bachmann Nogaretti.