A FECAM vai treinar os técnicos da federação e das associações de municípios para desenvolverem projetos de captação de recursos e para que os mesmos possam capacitar os servidores públicos municipais. O curso acontece nos dias 16 e 17 de fevereiro, no Hotel Cecomtur em Florianópolis.
O propósito é informar sobre as possibilidades de captação de recursos para o desenvolvimento de ações nas diversas áreas da administração municipal.Os participantes poderão conhecer os mecanismos de apresentação, os formatos de projetos e os tipos de recursos disponíveis para financiar ações municipais (recursos a fundo perdido, linhas de crédito com juros subsidiados, incentivos fiscais, etc…). Estes temas serão abordados pela palestrante Dóris Couto, pesquisadora e produtora cultural.
Segundo a palestrante, há a necessidade de saber onde localizar o recurso. “Por outro, não menos importante, está a elaboração técnica do Projeto a partir de roteiros específicos que mudam de Ministério para Ministério, no caso do Governo Federal, embora todos acatem os preceitos legais da Instrução Normativa 01/97 – do Tesouro Nacional”, explica.
No segundo dia, será debatido o tema planejamento financeiro da execução orçamentária com a apresentação de quadros temáticos sobre os desafios e perspectivas na área da agricultura, turismo, cultura, trabalho e renda, assistência social, educação, meio ambiente e inovação tecnológica.
“Bons projetos, com adequada elaboração, com a documentação necessária anexada, somado a pressão política tem se mostrado um caminho eficaz para aumentar o poder de concretização de ações de Estados e Municípios”, diz Dóris.
Fonte: Assessoria de Imprensa da FECAM