• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Cerca de 200 pessoas participam do 7º Seminário Estadual de Agricultura

Cerca de 200 pessoas participam do 7º Seminário Estadual de Agricultura

Cerca de 200 pessoas participam do 7º Seminário Estadual de Agricultura 600 400 Fecam Portal

Temas como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Licenciamento Ambiental, Sustentabilidade, Aquicultura e Pesca atraíram cerca de 200 pessoas entre secretários e servidores municipais para o 7º Seminário Estadual de Agricultura, que integra a programação oficial da EXPOAGRO. O evento, que acontece no auditório do Centro de Eventos Concórdia, teve início nesta quarta-feira (22) e se encerra nesta tarde de quinta-feira (23).

Durante a abertura do evento, que ocorreu na noite de terça-feira (23), juntamente com a abertura oficial da Expo Agro Concórdia, o presidente da FECAM e prefeito de Chapecó, José Caramori, agradeceu a presença dos participantes e destacou a importância do Seminário para os municípios catarinenses. O presidente destacou que o objetivo do seminário, que é realizado todos os anos, é promover a troca de experiências entre os gestores municipais. O secretário da Agricultura de Concórdia, Ruimar Scortegagna, também destacou a relevância do evento. "Estamos discutindo temas que fazem parte da nossa rotina na área da Agricultura", destacou.

A palestra de abertura foi feita pelo vice-reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Antonio Andrioli, fez a palestra de abertura e falou sobre o desafio da elaboração de políticas públicas que promovam a sustentabilidade no meio rural. Andrioli ressaltou que mesmo tempo em que o Brasil se destaca mundialmente na produção de alimentos, é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo.

Entre os temas abordados nesta quinta-feira (23) está o Cadastro Ambiental Rural – CAR, é o registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Segundo o gerente de recursos minerais da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico Sustentável, José Emídio Trilha Ribeiro Júnior, em Santa Catarina existe cerca de 370 mil propriedades rurais e o Estado, proporcionalmente, é o que mais efetuou cadastros no Brasil. "Estão contabilizados cerca de 160 mil o que representa 45% do total", aponta. Assegura que a principal finalidade é a regularização ambiental dos imóveis rurais e o prazo foi prorrogado até maio de 2016. Concórdia é o segundo município que mais fez Cadastros Ambientais Rurais no Brasil.

Ribeiro Júnior lembrou que em Santa Catarina existem cerca de 370 mil propriedades rurais e o Estado, proporcionalmente, é o que mais efetuou cadastros no Brasil. " Estão contabilizados cerca de de 160 mil", aponta. Assegura que a principal finalidade é a regularização ambiental dos imóveis rurais e o prazo foi prorrogado até maio de 2016.

Estão presentes participantes dos municípios de Concórdia, Rodeio, Cordilheira Alta, Chapecó, Florianópolis, Seara, Joaçaba, Pescaria Brava, Blumenau, Arabutã, Presidente Castello Branco, Dionísio Cerqueira, Cerro Negro, Águas de Chapecó, Brusque, Timbó Grande, Içara, Tijucas, Fraiburgo, Serra Alta, Abelardo Luz, Mondaí, Jaraguá do Sul, Rio do Sul, Campos Novos, Biguaçu, Vargem Bonita, Urussanga, Novo Horizonte, Irani, Bom Jardim da Serra, Luis Alves, Xavantina, Porto Belo, São José do Cerrito, Ipira, Rio Negro, Governador Celso Ramos, Piratuba, São José, Benedito Novo, Dona Emma, Campo Erê, Lages.

Com informações da Assessoria de Comunicação de Concórdia.

Leticia Póvoas – SC 2219 – JP
Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 9900.3390
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC