• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Chapecó apresenta experiências exitosas no XIII Congresso Catarinense de Municípios

Chapecó apresenta experiências exitosas no XIII Congresso Catarinense de Municípios

Chapecó apresenta experiências exitosas no XIII Congresso Catarinense de Municípios 600 400 Fecam Portal

Inovações e experiências exitosas em Associações e Municípios foi o tema do quarto painel apresentado nesta quarta-feira (18) á tarde, no XIII Congresso Catarinense de Municípios, promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM e Associações de Municípios de Santa Catarina, com realização da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM.

De Chapecó, destaque para as áreas de educação e saúde, serviços urbanos e infraestrutura. O vice-prefeito Luciano Buligon falou sobre os temas.

Abaixo, um breve relato sobre os temas abordados e no final, links para vídeos específicos em cada área.

Educação

Nos últimos anos aumentou a responsabilidade dos Municípios no setor da educação. Em Chapecó, cerca de 20 mil alunos são atendidos pela rede municipal, que conta com 42 escolas, 38 creches e 2 Escolas Parques de tempo integral. Mas o trabalho na educação não se resume a construir escolas. É preciso equipar e manter as estruturas. Contratar e preparar os profissionais. E, acima de tudo, criar políticas de educação compatíveis com os novos tempos.

Por meio de ações inovadoras, como o Projeto Consciência Comunitária Escolar, Chapecó tem respondido a esse desafio. O projeto envolve os pais, professores, alunos, coordenadores e gestores, toda a comunidade escolar. Os fundamentos da iniciativa são: o aprender a conhecer, que é a aquisição de saberes; o aprender a fazer, onde os conhecimentos são praticados; e também o aprender a ser, que significa criar um juízo próprio de valor. Conhecer, praticar, desenvolver valores – sobre essas dimensões humanas da aprendizagem, o Projeto trabalha em três frentes: preventiva; planejamento; e psicossocial.

Diversas ações foram realizadas no âmbito do Projeto, a exemplo: "Sou da Paz", "Eu Mesmo", "Eu Posso Mais", com reuniões nas escolas, apoio técnico e atividades realizadas em família. Com a participação de todos, Chapecó avança na educação, que já atingiu as metas do IDEB e ultrapassou a média nacional. O Projeto Consciência Comunitária Escolar confirma: as boas ideias são o caminho para resolver este grande desafio, oferecer educação municipal de qualidade, em sintonia com os novos tempos, destaca o prefeito José Caramori.

Coleta de resíduos

A questão da coleta de Resíduos tem destaque no cenário nacional e em especial na esfera municipal. Quanto maior o crescimento populacional, maior o consumo de produtos e geração de resíduos.

Em Chapecó houve um aumento populacional considerável, e com isso o desenvolvimento rural e urbano. Em virtude destes fatos o município implantou o sistema de coleta seletiva no ano de 2011. A quantidade de material coletado anualmente tem aumentado: 2011, média de 240 ton/mês; 2012, média 340 ton/mês; 2013, média 360 ton/mês; 2014, média 485 ton/mês.

Entre os problemas resolvidos, podem ser relacionados: tração animal; maus tratos animais; catadores desorganizados; crianças e adolescentes trabalhando na coleta; perigos de acidentes; resíduos nas ruas e canteiros centrais; bocas de lobos entupidas; falta de separação; diminuição da vida útil do aterro.

Já entre os resultados obtidos, estão: aumento da vida útil do aterro sanitário; diminuição de alagamentos; conscientização da população sobre a importância de separação dos resíduos; retirado a tração animal das ruas; organização dos catadores em associações, com aproximação direta com o poder público; aumento da renda dos catadores; maior qualidade de vida para a população e principalmente os profissionais da catação.

Para o serviço, o município dispõem de uma ampla estrutura: 460 contêineres orgânicos/verdes; 470 contêineres reciclável/laranja; 2 caminhões de coleta; 1 caminhão de higienização; 10 colaboradores. Na coleta seletiva, 7 equipes (com 26 colaboradores) e 5 caminhões baú.

A partir da implantação do novo sistema de coleta automatizada percebeu-se avanços consideráveis quanto à limpeza publica e a separação dos Resíduos por parte da população. Em 2014, foram recolhidas aproximadamente 11 mil toneladas de resíduos orgânicos pelo novo sistema (automatizado), beneficiando cerca de 55 mil habitantes.

A coleta seletiva também favorece diversas famílias, cujo a renda provêm da reciclagem. Chapecó conta com 6 associações e 5 núcleos de recicladores/catadores, com 140 Famílias beneficiadas, envolvendo 420 pessoas que dependem desta renda.

Saúde

O atendimento em saúde é um desafio cada vez maior para os municípios. Em Chapecó, com cerca de 200 mil habitantes, são necessários grandes investimentos. Assim, enquanto a lei obriga a investir 15% dos recursos municipais na saúde, em Chapecó o aporte está acima de 22%.

Buscando melhor resolutividade, foi planejado o Ação Saúde I com o objetivo de reduzir demandas e o Ação Saúde II veio para fortalecer a atenção primária, com atendimentos aos sábados para aqueles que não tem acesso ao serviço durante os horários tradicionais. Já o Ação Saúde III, é o agendamento, para humanizar ainda mais o acesso as consultas, onde o paciente pode agendar sua consulta para o horário que atenda sua necessidade.

Trata-se de agendamento para consultas com dia e hora marcadas, como no consultório particular. Elas podem ser agendadas durante todo o expediente da unidade de saúde. Esta medida melhorou o fluxo e acabou com as filas.

Links para os vídeos

Coleta de Resíduos clique aqui

Educação clique aqui

Saúde clique aqui

Fotos Agencia Mafalda Press 

Matéria de Fernando Mattos – Prefeitura Municipal de Chapecó

Jornalista responsável no XIII Congresso Catarinense de Municípios – Sandra Domit – MTB 6290
Assessora de Comunicação da Federação Catarinense de Municípios – FECAM
(48) 3221.8800/ 99860106
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC
www.fecam.org.br