• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Chapecó recebe curso do Sistema de Informações sobre Saúde

Chapecó recebe curso do Sistema de Informações sobre Saúde

Chapecó recebe curso do Sistema de Informações sobre Saúde 150 150 Fecam Portal

Dando sequência ao trabalho de qualificação dos profissionais que atuam na administração pública municipal, será realizado nos dias 26 e 27 deste mês, pela Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM, o curso do Sistema de Informações sobre Saúde – SIOPS, no município de Chapecó. A capacitação ocorre no auditório da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina – AMOSC (Av. Getúlio Vargas, 571 – Centro), das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30, no primeiro dia, e das 8h30 às 12h, no segundo dia, num total de 15 horas/aulas.

Destinado a gestores e técnicos das Secretarias de Saúde dos municípios da região oeste do Estado, o curso é uma promoção da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, em parceria com a AMOSC e o Colegiado Regional de Secretários de Saúde do Oeste Catarinense.

As inscrições devem ser feitas através do site www.egem.com.br e o investimento é de R$ 200,00 para servidores de municípios filiados à FECAM e de R$ 300,00 para demais participantes. Será disponibilizado CD ROOM com os materiais utilizados e indicados na capacitação, além de outros materiais de apoio.
Outras informações podem ser obtidas pelo fone (48) 3221.8800 ou pelo email egem@egem.org.br.

Conteúdo
O curso objetiva oferecer aos participantes subsídios para o preenchimento do SIOPS, conforme determina a Lei Complementar 141/2012, que regulamenta o art. 198 da Constituição Federal para dispor sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde; estabelece os critérios de rateio dos recursos de transferências para a saúde e as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas três esferas de governo.

Entre os conteúdos que serão trabalhados estão os dados informados de receitas e despesas com saúde, detalhados de acordo com o plano de contas da STN/MF; indicadores que relacionam receitas e despesas, como o percentual da despesa financiada com recursos transferidos por outras esferas de governo e o percentual de recursos próprios aplicados em saúde (indicador da EC 29); e demonstrativo de cumprimento do limite mínimo estabelecido pela EC 29/2000 (desde 2002) previsto no Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO – Anexo), da LRF, de acordo com o modelo publicado anualmente por portaria normativa específica da Secretaria do Tesouro Nacional.

Confira a programação. 

 

Sandra Domit MTB 6290
Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 9986.0106
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC