• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Chuva traz alerta para deslizamentos e alagamentos no estado

Chuva traz alerta para deslizamentos e alagamentos no estado

Chuva traz alerta para deslizamentos e alagamentos no estado 600 450 Fecam Portal

A Federação Catarinense de Municípios – FECAM está solidarizada com os municípios afetados pelas chuvas neste final de junho e informa que segundo a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina o alerta para o risco de inundações e deslizamentos continua principalmente nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Alto Vale do Itajaí.

Nas últimas 72 horas foram registradas chuvas com volumes significativos especialmente em Chapecó, Mondaí, Joaçaba, São Miguel Do Oeste, Ouro, Rio das Antas, Zortéa, Passos Maia. O solo já está encharcado e de acordo com o órgão estadual a chuva deve persistir nas próximas horas com intensidade moderada no Planalto norte, Planalto sul e Grande Florianópolis.

Segundo levantamento da EPAGRI CIRAM a situação hidrológica é de emergência em muitas regiões do estado.

Bacia do Rio Itajaí

Considerando os níveis atuais dos rios, a situação hidrológica encontra-se na situação de emergência para a estação de Rio do Sul, observa-se uma tendência de aumentar o nível dos rios desta bacia. As estações de Barragem Oeste em Taió estão na condição de alerta.

Bacia do Rio Canoas
Nesta bacia a situação hidrológica encontra-se na situação de emergência para a estação de Passo Marombas em Curitibanos, observa-se uma tendência de aumentar o nível do Rio Marombas a uma taxa de 07 à 10 cm/h. A estação de Ponte Alta do Sul encontra-se na situação de alerta com aumento do Rio Canoas

Bacia do Rio Antas
A situação hidrológica encontra-se em condição de normalidade na estação de Linha Jataí em Mondaí, onde a tendência é diminuir o nível do Rio Saudades.

Bacia do Rio do Peixe
O Nível do Rio do Peixe encontra-se na condição de emergência para enchente na estação de Joaçaba, onde a tendência de diminuir o nível deste rio. No entanto na estação de Tangará, o nível do Rio do Peixe ainda continua aumentando na taxa de 5 cm/h.

Bacia do Rio Chapecó
Considerando os níveis atuais dos rios, a situação hidrológica encontra-se na situação de emergência para as estações de Coronel Passos Maia e Passo Pio X em Pinhalzinho, observa-se uma tendência de aumentar o nível do Rio Chapeco.

A Defesa Civil Estadual orienta os cidadãos que em caso de emergência acionem as Defesas Civis locais através do telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros no 193.

Leticia Póvoas – SC 2219 – JP
Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 9900.3390
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC

Com informações da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, e EPAGRI CIRAM.