• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Cinco municípios catarinenses são responsáveis por 1,41% do PIB nacional, segundo pesquisa do IBGE

Cinco municípios catarinenses são responsáveis por 1,41% do PIB nacional, segundo pesquisa do IBGE

Cinco municípios catarinenses são responsáveis por 1,41% do PIB nacional, segundo pesquisa do IBGE 600 450 Fecam Portal

Na lista dos 100 municípios com maior participação no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, figuram cinco municípios catarinenses: Joinville (31º), Itajaí (45º), Florianópolis (50º), Blumenau (56º) e Jaraguá do Sul (92º). Somados, os índices de cada localidade respondem por 1,41% da economia brasileira.

As informações constam da pesquisa sobre o PIB dos Municípios Brasileiros, divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados sobre a participação dos municípios catarinenses foram avaliados pela FECAM.

Ainda segundo a pesquisa, em Santa Catarina registra-se uma das menores concentrações de economia do país. Enquanto a média nacional é de cinco municípios com participação de mais de 50%, no Estado esse índice é de 36%. Florianópolis é a única capital que não ocupa a primeira posição entre as maiores taxas de PIB municipais.

A lista divulgada pelo instituto se diferencia da pesquisa da Secretaria de Estado de Planejamento de Santa Catarina, realizada em 2006, já que, nessa segunda, Chapecó aparece em quinto lugar, e Jaraguá do Sul vem em sexto.

De acordo com o levantamento do IBGE, Santa Catarina tem o sétimo PIB entre as unidades federativas brasileiras, com participação de 3,93% na economia nacional. De R$ 66,8 milhões em 2003, passou para R$ 104,6 milhões em 2007, um aumento de aproximadamente 56,5%.

 

ASCOM/FECAM