• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

CIS/Amosc passa a atender 450 mil pessoas em 41 municípios

CIS/Amosc passa a atender 450 mil pessoas em 41 municípios

CIS/Amosc passa a atender 450 mil pessoas em 41 municípios 150 150 Fecam Portal

Concorrido ato realizado na sede da Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai), em Xanxerê, nesta semana, assinalou o ingresso dessa instituição municipalista no Consórcio Intermunicipal de Saúde da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (CIS/Amosc). A solenidade foi prestigiada pelo presidente da Amai e prefeito de Xanxerê, Avelino Menegolla, pelo Secretário de Desenvolvimento Regional Júlio Bodanese, pelo vice-presidente e pelo diretor administrativo do CIS/Amosc, respectivamente Alceu Mazzioni e Paulo Utizg, pelo  Coordenador do Colegiado de Secretários de Saúde da Amosc, Elói Trevisan, e pelos prefeitos da microrregião.


 


O ingresso de cada um dos 14 municípios da Amai no Consórcio de Saúde da Amosc foi autorizado por lei aprovada pelas respetivas Câmaras de Vereadores. O CIS passou de 27 para 41 municípios-membros. As tratativas para o ingresso dos novos consorciados foram conduzidas nos últimos meses pelo prefeito de Ponte Serrada, Sandro Fávero.


 


Depois das manifestações das autoridades, o  diretor administrativo Paulo Utzig e a técnica Flávia Tillmann fizeram detalhada exposição do funcionamento do consórcio aos administradores municipais e secretários de saúde. O CIS/Amosc, integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS), foi criado em 1996 pelos municípios da Amosc para compra de serviços especializados em saúde, como consultas e exames, não disponíveis pelo SUS na região. O consórcio permite redução de custos e a racionalização do atendimento.


 


Toda a população residente pode ser beneficiada pelo CIS. O atendimento inicia na rede básica municipal, quando o usuário recebe o atendimento inicial no Posto de Saúde. Após a avaliação, sendo necessário, o paciente será encaminhado ao médico especialista. Caso não disponha desse médico em sua rede própria, o usuário será encaminhado ao atendimento proporcionado pelo CIS/Amosc. O processo é controlado pelas Secretarias municipais de saúde.


 


Fonte: Assessoria de Imprensa da Amosc