O Colegiado Estadual de Assistência Social (COAS), vinculado a FECAM, que congrega as 21 Associações de Municípios, se reuniu, nesta quinta-feira (14) pela primeira vez depois de 18 meses realizando encontros virtuais devido a pandemia da covid-19. O evento aconteceu em Canasvieiras e reuniu técnicos e gestores da assistência social de Santa Catarina.
O Coordenador Institucional da FECAM, Rodrigo Fachini, reforçou a importância do retorno das reuniões presenciais para o fortalecimento do municipalismo, em especial no setor da Assistência Social. “A retomada dos eventos presenciais se torna altamente significativo, já que por meios dessas reuniões, as interações entre gestores e técnicos contribui para melhorar o dia a dia da assistência social, fortalecendo o municipalismo catarinense“.
Durante a manhã foram debatidos os alinhamentos sobre o Instituto Nacional do Seguro Social (Nota Técnica da SDS) a Política de Trabalho, Política do Migrante, e os grupos reflexivos e sua importância no combate a violência de gênero.
A Assessora em Políticas Públicas, Janice Merigo, comentou que as próximas reuniões do colegiado serão focadas em ampliar ainda mais o debate sobre assistência social. “Ficamos de março até aqui sem nos encontrarmos presencialmente e a nossa meta é melhorar, tanto no virtual quanto no presencial para ampliar cada vez mais esse contato com as associações, bem como buscar
atender o catarinense“.
O grupo também vai tratar as ações de 2021, entre elas a viagem a Brasília, que teve como objetivo debater a política de assistência social em Santa Catarina. Além disso, o colegiado também vai planejar as ações de 2022.