• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Colegiado de Assistência Social discute pauta estadual em Lages

Colegiado de Assistência Social discute pauta estadual em Lages

Colegiado de Assistência Social discute pauta estadual em Lages 600 396 Fecam Portal

Resultado dos encontros regionais dos grupos de trabalho vinculados à Federação Catarinense de Municípios – FECAM, o primeiro encontro de 2013 do Colegiado de Assistência Social de Santa Catarina ocorreu nesta segunda-feira, na sede da AMURES em Lages com representantes das 21 associações de municípios. Como foco na pauta, as ações de política social em todas as regiões do estado.

A presidente do Colegiado Janice Merigo explicou que do encontro estadual deve sair um mapeamento das demandas de cada região. "A partir desses diagnósticos o Colegiado atua na busca de soluções junto aos organismos da área como Ministério do Desenvolvimento Social", disse Janice Merigo. A prioridade do Colegiado enfocada pelos técnicos neste início de mandato é a compreensão dos gestores municipais de que assistência social é uma política pública e não uma ação assistencialista.

O presidente da AMURES Edilson José de Souza deu as boas vindas aos participantes do encontro e falou da importância do trabalho social nos municípios. "Acima de tudo, as famílias carentes e que estão à margem das políticas sociais precisam saber de seus direitos. O que esperamos é que os encaminhamentos tirados deste evento se revertam em ações que cheguem às pessoas que necessitam do amparo do estado e dos municípios", declarou.

O encontro teve ainda, a finalidade de capacitar os profissionais da Assistência Social com troca de conhecimento que sirvam de suporte técnico aos municípios. E deve criar uma agenda de encontros com o Tribunal de Contas do Estado, Judiciário, Ministério Público e Secretaria de Estado de Assistência Social.

Foi tratado também, da quarta edição do Seminário Estadual de Assistência Social que se realizará de 15 a 17 de maio, em Florianópolis. Ano passado o evento reuniu mais de 700 pessoas e para este ano, já estão confirmadas presenças do Ministério do Desenvolvimento Social e do Conselho Nacional de Assistência Social.

Oneris Lopes
Jornalista (DRT – 4347/SC) – AMURES
Associação dos Municípios da Região Serrana