Integrantes do Colegiado Estadual de Proteção e Defesa Civil da FECAM apresentaram nessa semana plano de ação voltado a elaboração e execução de políticas públicas de prevenção e gestão de desastres nos municípios catarinenses. O documento, que prevê a criação de cinco grupos de trabalho temáticos, foi entregue pelo coordenador do Colegiado, Elton Cunha (Diretor de Defesa Civil de Barra Velha), ao Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), Deputado Mauro de Nadal, na manhã de ontem (15/06).
Pesquisa feita recentemente pelo colegiado buscou identificar o atual cenário das estruturas proteção de defesa civil no estado: 51 municípios catarinenses afirmaram possuir sede própria, 76 possuem veículo próprio e 107 tem Grupo de Ações Coordenadas (GRAC). Sobre o nível de qualificação do quadro de pessoal na área de defesa civil, 27 municípios afirmaram ter alguém especializado, 33 deles alguém com graduação e 186 indicaram que quem está à frente da defesa civil não possui qualificação na área. A pesquisa contou com participação de 267 dos 295 municípios catarinenses.
=>>> Clique aqui para conferir os resultados da pesquisa.
Com o plano de ação, construído a partir dos dados revelados pela pesquisa, o Colegiado pretende fortalecer cada vez mais a política pública de proteção defesa civil. Serão implantados cinco grupos de trabalho nas áreas de (i) Leis e Instruções Normativas, (ii) Inovação, (iii) Marketing, (iv) Capacitação e Oficinas e (v) Desenvolvimento de Novos Produtos. “Temos ciência das dificuldades enfrentadas pelos municípios. Queremos mostrar que o nosso trabalho não acontece apenas nos dias de chuva, mas sim diariamente, com prevenção e preparação para agir quando for necessário. É fundamental que nossos municípios tenham pessoas qualificadas para isso”, afirmou Elton.
O Presidente Mauro de Nadal elogiou a iniciativa da FECAM e se colocou à disposição para envolver a ALESC, por meio de suas comissões, na estruturação de políticas públicas em prol do fortalecimento da proteção e defesa civil em Santa Catarina. “Não tenho dúvidas de que prevenção é investimento, e não despesa. Estamos à disposição para construir projetos de médio e longo prazo em conjunto”, disse o Presidente.
A Deputada Paulinha, que também participou da audiência, demonstrou apoio e reconheceu a relevância da iniciativa. “Quando prefeita já passei por dificuldades por não saber o que fazer em momentos adversos. Essa pauta é fundamental para que os prefeitos e prefeitas, bem como coordenadores municipais, conheçam os procedimentos e estejam preparados“, afirmou Paulinha.
O plano foi entregue também ao chefe da Defesa Divil de Santa Catarina, David Busarello, que recebeu o Colegiado da FECAM no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) na tarde de ontem (15/06). “O trabalho da Defesa Civil demanda etapas de construção e conscientização dos gestores públicos e da sociedade, para que todos tenhamos ciência das nossas responsabilidades. O Colegiado da FECAM certamente chega para contribuir com a construção dessas ações, mobilizando forças conjuntas do Estado”, afirmou Busarello.
Participaram também das reuniões na ALESC e no CIGERD a diretora executiva da FECAM, Sisi Blind, o coordenador de Defesal Civil de Araquari e 1º Secretário do Colegiado da FECAM, José Vázquez, e a assessora Institucional da FECAM, Dayna Maressa.
Sobre o Colegiado
Vinculado à FECAM, o Colegiado Estadual de Proteção e Defesa Civil é uma instância de caráter consultivo e propositivo formado para discutir, planejar e construir políticas públicas destinadas a promover ações de defesa civil e a prevenção de desastres e promover capacitações para ações de prevenção e busca de soluções conjuntas para enfrentamento de desastres nos municípios de Santa Catarina. É constituído por representantes ou responsáveis pela Defesa Civil indicados pelas 21 Associações de Municípios e um representante da FECAM, o que garante a representatividade de todas as regiões do estado.
Confira na galeria de arquivos abaixo o plano de ação apresentado pelo Colegiado.