Nesta quinta-feira (10), na base da Defesa Civil de Criciúma, o Colegiado de Proteção e Defesa Civil da FECAM se reuniu para a primeira reunião de 2022 com a presença maciça de membros e autoridades. Dentre os temas abordados na reunião, encontram-se a problemática da estiagem enfrentada principalmente pelos municípios do oeste do estado, a necessidade de profissionalização dos responsáveis pela defesa civil nos municípios e a importância de um sistema integrado para gestão e acompanhamento de ocorrências dentro do município. Além disso, a reunião chancelou o calendário dos seminários macrorregionais de defesa civil que terão protagonismo das Associações de Municípios e o apoio logístico da FECAM e da Defesa Civil do Estado.
Na oportunidade também houve a eleição da diretoria do Colegiado para o ano de 2022, que foi aprovada com os seguintes membros, prestigiando todas as regiões de Santa Catarina:
Coordenador: Alfredo Gomes (Criciúma, AMREC)
Vice Coordenador: Sérgio Bisotto (Caçador, AMARP)
1º Secretário: Silvio da Silveira (Princesa, AMEOSC)
2º Secretário: Cláudio Silvino (Porto Belo, AMFRI)
A reunião contou com a presença do Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, e da Defesa Civil do Estado, com o Coordenador Regional de Criciúma, Rosinei da Silveira, representando o Chefe da Defesa Civil, David Busarello, o Diretor de Gestão de Desastres Daniel Souza Dutra e o Gerente de Operações Rodrigo Nery.
Visitas técnicas
No período da tarde ocorreram visitas técnicas dos membros do Colegiado em locais importantes para o município de Criciúma. A Mina de Visitação Octávio Fontana, mina desativada onde pode-se observar as camadas de carvão mineral e outros materiais contidos nas rochas escavadas; o Canal Auxiliar do Rio Criciúma, obra realizada para conter a inundação da cidade pela cheia do Rio Criciúma através da construção de duas galerias subterrâneas para escoamento da água; e a Bacia de Contenção do Rio Maina, uma espécie de barragem construída para controlar e conter a água em época de chuva.