O Colegiado de Assistência Social e Colegiado de Contadores Públicos e Controladores Internos se reuniram na terça-feira (8) com o objetivo de debater temas transversais da Política de Assistência Social e que conta com o trabalho da área contábil das prefeituras. A reunião foi coordenada por Vanderlei (Coordenador do Colegiado de Contadores) e Denise (Coordenadora da AS). Em pauta, os presentes discutiram sobra a concessão de benefícios eventuais – alimentação em cartão e também os insumos de saúde, os quais foram trabalhados na Nota Técnica 001/2022 da FECAM -, a Gerência de Benefícios e a Gerência do Fundo Estadual de Assistência Social da SDS.
Na abertura, a diretora executiva da FECAM, Sisi Blind, recepcionou os participantes e destacou o dia da mulher e o quanto ainda precisamos avançar. Na oportunidade, a equipe da Assistência Social de Canoinhas e de Curitibanos compartilhando suas experiências com a mudança do bem material (alimento) para o cartão cidadão. Na área de saúde, os participantes compartilharam experiência em relação aos recursos da saúde, e a necessidade de fechamento das contas antigas da saúde, que não são mais utilizadas.
Houve ainda aprofundamento nas contas relativas aos recursos federais e estaduais, com os Contadores públicos e controladores e as portarias que norteiam a utilização destes recursos no âmbito municipal.
A Assessora em Políticas Públicas, Janice Merigo, destacou a importância da estruturação das políticas públicas, informou sobre a Campanha do FIA e o cuidado do IR, quando das famílias Acolhedoras (subsídio). Ela comemora esse momento histórico de diálogo entre a Assistência Social e os Contadores Públicos e Controladores. “Avançamos muito no diálogo e no avanço da política pública de assistência social nos últimos anos, na parceria com os contadores, muito ainda vamos construir”.
Solicitações sobre Política de Habitação
Em reunião com o Diretor de Habitação da SDS, Leonardo Martins, a Diretora da FECAM, Sisi Blind, entregou solicitações para a estruturação da Política de Habitação em Santa Catarina.
Na pauta, repasse do diagnóstico Habitacional para a FECAM e Associações, a previsão de repasse do valor do SC mais Moradia e Orientações e Estruturação da Política de Habitação.