• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Colombo garante segunda edição do Fundam durante abertura do XIII Congresso Catarinense de Municípios

Governador_Raimundo_Colombo

Colombo garante segunda edição do Fundam durante abertura do XIII Congresso Catarinense de Municípios

Colombo garante segunda edição do Fundam durante abertura do XIII Congresso Catarinense de Municípios 600 386 Fecam Portal

O governador Raimundo Colombo acompanhado do ministro das cidades, Gilberto Kassab, e do presidente da FECAM e prefeito de Chapecó, José Cláudio Caramori, participou da abertura oficial da XIII Congresso Catarinense de Municípios, no CentroSul, em Florianópolis. O evento vai até sexta-feira (20), paralelamente com a Exposição de Produtos e Serviços para os Municípios (ExpoFecam).

Em seu discurso, Colombo demonstrou interesse em fazer a segunda edição do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) ainda este ano. "Vamos reforçar a parceria com todas as prefeituras e executar 100% do Fundam e no segundo semestre deste ano realizar a segunda edição do programa que ajudou muito os municípios catarinenses".

Colombo destacou ainda a importância das manifestações em todo o Brasil, que ocorreram no último dia 15. "Eu nunca tinha visto uma manifestação organizada, educada e humana como as que aconteceram no domingo. Na minha cidade, as pessoas não queriam pisar na grama da praça, o que demonstrou um ato de educação. A sociedade está mostrando que esse modelo se esgotou e está procurando qualificar o debate com a sua presença nas ruas. Acho que temos a oportunidade de evoluir e para isso temos que fazer um grande pacto político".

O congresso tem como tema central "A Agenda de Revisão Constitucional do Sistema Federativo" e pretende reunir cerca de 1,5 mil participantes, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, executivos das associações de municípios, agentes políticos estaduais e federais, diretores, dirigentes de instituições públicas e privadas, empresários e expositores.

Um dos objetivos do evento é discutir a queda nas receitas municipais. "Esse é o maior evento municipalista de Santa Catarina. Pretende buscar mais recursos para os Municípios, para atender as demandas sociais e a responsabilidade final que é do prefeito", comentou José Cláudio Caramori.

Kassab afirmou que as reformas são importantes e positivas para o país e garantiu apoio de acordo com as medidas que vão ser adotadas, para ter mais rápida a conclusão do ajuste econômico. "Hoje temos no Brasil uma situação preocupante, onde diversas responsabilidades foram transferidas aos Municípios, porém não foram acompanhadas as verbas necessárias para o desempenho dessas necessidades. Enquanto não tivermos um novo pacto federativo no Brasil, os Municípios e Estados terão grande dificuldade para cumprir com suas responsabilidades".

fotos: Agencia Mafalda Press 

Texto – Rafael Vieira de Araujo
Assessoria de Imprensa da
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom

Jornalista responsável no XIII Congresso Catarinense de Municípios – Sandra Domit – MTB 6290
Assessora de Comunicação da Federação Catarinense de Municípios – FECAM
(48) 3221.8800/ 99860106
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC
www.fecam.org.br