Com 305 inscrições recebidas, a seleção de Boas Práticas Municipais para serem apresentadas durante o Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC) entra agora na fase de avaliação dos projetos. Ao todo, 89 municípios catarinenses, de 12 associações, submeteram suas iniciativas no Banco de Boas Práticas.
O Banco de Boas Práticas é uma iniciativa o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA), da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM), do Movimento Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a FECAM, e tem o objetivo de mapear as boas ações desenvolvidas nos municípios brasileiros, em diferentes áreas. As iniciativas selecionadas serão apresentadas em painéis de 15 minutos distribuídos ao longo dos três dias do COMAC-SC 2023.
Os projetos serão avaliados por uma comissão de especialistas da FECAM, CIGA, EGEM, da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), e do Consórcio Interfederativo Santa Catarina (CINCATARINA). Para participação no evento, são consideradas somente boas práticas realizadas nos municípios catarinenses. Os avaliadores levarão em conta sete critérios de seleção, que passam pela criatividade, replicabilidade e impacto social da medida, além do caráter inovador, envolvimento da população, economia e otimização de recursos financeiros e obtenção dos resultados almejados. Os resultados serão divulgados no dia 31 de agosto.
Todas as iniciativas cadastradas permanecerão à disposição no Banco de Boas Práticas, aberto para consulta no endereço: boaspraticas.consorciociga.gov.br
Sobre o COMAC-SC
Realizado pelo Sistema FECAM, o Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC) será realizado de 27 a 29 de setembro na Arena Opus, em São José. A programação do evento contemplará temas pertinentes à administração municipal urbana e rural, gestão eficiente, cidades inteligentes, assistência social, novas legislações, sustentabilidade, entre outros. Durante os três dias de evento os integrantes terão a oportunidade de participar de palestras, debates, painéis, oficinas, apresentações culturais, além de mais de 50 atividades integrativas. Com uma área de 730 metros quadrados e capacidade para 66 estantes, a feira de negócios do COMAC-SC já conta com mais de 75% dos espaços vendidos.
Na área da inovação, o COMAC-SC, abordará as tecnologias disponíveis que podem automatizar o trabalho, promover uma gestão mais conectada e garantir a segurança das informações. Já no âmbito da sustentabilidade, serão discutidas estratégias para a promoção do progresso com foco nas mudanças climáticas e na preservação dos recursos naturais. O evento será também um espaço para a troca de ideias e experiências sobre as melhores práticas para uma gestão eficiente.