• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Começa na próxima semana o Seminário de Turismo

Começa na próxima semana o Seminário de Turismo

Começa na próxima semana o Seminário de Turismo 150 150 Fecam Portal

Ascom/FECAM

Prefeitos e vice-prefeitos; secretários municipais de Turismo, Administração, Cultura e Lazer; profissionais do trade Turístico; coordenadores de projetos públicos de turismo; colegiados municipais e estaduais de Turismo e estudantes participam nos dias 5 e 6 de setembro, do Seminário Catarinense de Desenvolvimento Turístico Municipal, em Araranguá.

Participam da abertura, o presidente da FECAM, José Milton Scheffer, prefeito de Sombrio, o Secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel e o presidente da Amesc, Nailor Biava. O evento é realizado pela FECAM com apoio da Amesc, associações de municípios e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, por meio do Funturismo.

O objetivo é discutir estratégias de fomento do turismo e uma oportunidade de conhecer as linhas de financiamentos disponíveis nos governos federal e estadual e as experiências municipais no setor.

A programação é segmentada em painéis que abordarão os seguintes temas: planejamento turístico, desenvolvimento sustentável e captação de recursos. Também serão apresentadas experiências municipais bem-sucedidas, por exemplo os projetos: Costa Verde & Mar, executado na região do Vale do Itajaí e o Caminho dos Canyons, desenvolvido no Extremo Sul Catarinense.

No evento, O Ministério do Turismo apresentará os recursos disponíveis para financiar políticas públicas municipais de Turismo. O tema será abordado pelo Assessor de Convênios, José Paulino de Castro. Participam também representantes do Sebrae e BRDE.

No painel: "Planejamento Turístico", os participantes conhecerão o Programa de Regionalização do Turismo, instituído pelo governo federal. Já o tema "desenvolvimento sustentável", será abordado através de palestras sobre os seguintes assuntos: Turismo Sustentável como Instrumento de Promoção da Gestão Ambiental, Qualificação e Aproveitamento da Mão-de-obra Local, Importância e Preservação da Identidade Local, Aproveitamento e Conservação dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Territorial e Turismo.