Por unanimidade, o Senado Federal aprovou a criação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) na terça-feira (25). A proposição vai agora para o Plenário da Casa, e será avaliada antes de seguir para sanção do presidente da República.
O início das atividades da UFFS está previsto para 2010. Serão selecionados 2.160 alunos por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de ações afirmativas.
Os campi serão em Santa Catarina (Chapecó), Paraná (Realeza e Laranjeiras do Sul) e Rio Grande do Sul (Erechim e Cerro Largo). A instituição atenderá 396 municípios, beneficiando 3,7 milhões de habitantes. O objetivo é somar 10 mil vagas em até quatro anos.
Para o presidente da FECAM e prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, o projeto é importante porque, além de possibilitar aos habitantes da região o acesso ao ensino superior, irá gerar uma centena de empregos, entre professores e técnicos administrativos. "A educação tem um papel fundamental no desenvolvimento dos municípios, e a implantação de uma universidade nessa região só tem a somar, tanto no quesito econômico quanto no educacional", avalia.
ASCOM/FECAM, com informações do portal Terra