O primeiro programa do Desbrave de Santa Catarina apresenta as belezas de Nova Veneza, município no Sul do Estado. Depois de quase um mês desde sua publicação no Canal FECAM no YouTube a produção tem circulado na imprensa estadual. A diretora executiva da federação, Sisi Blind, foi uma das idealizadoras do projeto e hoje é responsável pela coordenação das produções.
Em entrevista aos jornais, a diretora fala da importância de divulgar as cidades do estado para potencializar o turismo e a economia local, além de fortalecer a cultura. Recentemente ela participou do Jornal do Almoço (Criciúma) e contou que o programa “nasceu do desejo de mostrar os municípios que têm excelentes oportunidades, belíssimas histórias e muitas paisagens lindas, mas que não estão na rota de turismo”.
O primeiro município do programa foi Nova Veneza com a cultura italiana enraizada desde a sua colonização, em 1891. A cidade possui uma população estimada de 13.300 habitantes e faz parte da AMREC – Associação dos Municípios da Região Carbonífera. As gravações aconteceram no mês de novembro e a equipe de comunicação da Federação esteve acompanhada da Secretária de Cultura, Carolina Ghislandi, percorrendo pontos turísticos venezianos.
“Nova Veneza foi escolhida como case, chamamos de nosso experimento mas no desejo de fazer esse processo [Desbrave SC] como um grande projeto de mostrar Santa Catarina na sua diversidade e potencialidades”, explica Sisi Blind em entrevista.
A entrevista completa pode ser assistida clicando aqui. Além do jornal do almoço de Criciúma, o Desbrave SC foi pauta também nos jornais: Nova Veneza Online, SC Todo Dia, RCN Online, entre outros.
Saiba mais sobre o primeiro episódio clicando aqui.
Segundo episódio
A segunda edição do programa será lançada na próxima semana. Desta vez o Desbrave SC especial AMEOSC, como foi chamado, visitou doze municípios da região: Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Descanso, Iporã do Oeste, Mondaí, Dionísio Cerqueira, Paraíso, Barra Bonita, São Miguel do Oeste, Guaraciaba e Anchieta.