A edição do Desbrave SC Orleans, lançado no final de fevereiro pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), foi apresentado nesta quarta-feira na Feira Internacional de Turismo em Berlim. O evento, considerado o maior do mundo no segmento, acontece anualmente e reúne mais de 160 países, inclusive o Brasil.
O prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch, afirmou que o município está no caminho certo, mostrando que é possível fazer um turismo sustentável. “Todos são bem-vindos a Orleans para encontrar as belezas naturais orleanenses”, concluiu.
O município de Orleans fica próximo de um dos mais belos cartões postais de Santa Catarina, a Serra do Rio do Rastro. A comunidade é de origem colonial italiana e tem uma população de aproximadamente 24 mil habitantes. O turismo, o comércio, a agricultura e a indústria fazem dele uma referência em bem viver.
A edição retrata as belezas naturais e conta um pouco sobre a história do município, que tem seu nome escolhido em homenagem ao príncipe consorte Conde d’Eu e à formação da nova dinastia que se iniciou com a união conjugal dele, de Orleans, na França, com a Princesa Isabel, filha de Dom Pedro II, imperador do Brasil.
O programa destaca atrações culturais, destinos em meio à natureza e o comércio local. O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, a Igreja Matriz Santa Otília, a praça Celso Ramos – que possui em seu centro o chafariz “Fonte da Felicidade” -, o museu Vittório Pozzo, o paredão Zé Diabo, além da Cachaça do Conde, a Vinícola Bianco, a cervejaria Big Jack e a Formaggio Capannone. E claro, o destaque principal é a Pedra Furada, nas imediações do Morro da Igreja.
Assista ao programa na íntegra e conheça as belezas do município de Orleans.