• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Diante do aumento de casos em SC, Fecam divulga nota técnica sobre estratégias de controle da dengue no estado

Diante do aumento de casos em SC, Fecam divulga nota técnica sobre estratégias de controle da dengue no estado

Diante do aumento de casos em SC, Fecam divulga nota técnica sobre estratégias de controle da dengue no estado 2560 1707 Fecam Portal
A Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam) publicou, nesta quarta-feira (18/12), a Nota Técnica nº 004/2024, com orientações detalhadas para o enfrentamento da dengue no estado, diante do crescente número da doença detectado em Santa Catarina. O documento destaca a necessidade de ações coordenadas e integradas nos municípios para o controle do mosquito Aedes aegypti e a prevenção de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Com base em dados epidemiológicos recentes, a Nota Técnica aponta que, em 2024, 175 municípios catarinenses foram classificados como infestados, reforçando a urgência de medidas efetivas para controlar a proliferação do mosquito. Entre as estratégias recomendadas, estão:
•Implantação de Comitês Municipais de Mobilização e Controle;
•Fortalecimento da vigilância entomológica e sanitária;
•Realização de mutirões para eliminação de criadouros;
•Integração das ações de saúde pública com iniciativas educativas e de mobilização social;
•Elaboração de planos de contingência para emergências de saúde pública.
A Fecam reforça a importância da participação ativa dos municípios, profissionais de saúde e da sociedade na implementação dessas estratégias, que têm como objetivo principal reduzir a incidência das arboviroses e proteger a saúde pública em Santa Catarina.
A Nota Técnica nº 004/2024 está disponível no site da Fecam para consulta.