• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

EGEM assessora Municípios na elaboração dos Planos Municipais de Assistência Social

EGEM assessora Municípios na elaboração dos Planos Municipais de Assistência Social

EGEM assessora Municípios na elaboração dos Planos Municipais de Assistência Social 600 450 Fecam Portal

Onze municípios da região do Oeste Catarinense e um do Alto Vale do Rio do Peixe estão recebendo assessoria técnica da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM para elaboração dos Planos Municipais de Assistência Social. O trabalho é realizado graças à parceria firmada entre a EGEM e a Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense – AMMOC. Os municípios são Água Doce, Capinzal, Catanduvas, Erval Velho, Herval d´Oeste, Ibicaré, Lacerdópolis, Luzerna, Tangará, Treze Tílias e Vargem Bonita, além de Pinheiro Preto, da AMARP.

Conforme explica a assistente social da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, os Planos Municipais de Assistência Social – PMAS decorrem da necessidade de incorporação pela política pública de assistência social, de práticas planejadas que são baseadas em diagnósticos e estudos da realidade de cada município. "Estas ações precedem de avaliação e monitoramento sistemáticos e continuados", disse.

Janice ressalta ainda que para a efetiva implementação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, é necessário a elaboração e construção dos PMAS. "É um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução da Política Nacional de Assistência Social – PNAS", destaca.

Elaboração

A elaboração do plano é de responsabilidade do órgão gestor que o submete a aprovação dos Conselhos Municipais de Assistência Social, reafirmando deste modo o princípio democrático e participativo que se espera no modo de operar, pensar e organizar a Política Pública de Assistência Social. São elaborados a cada quatro anos.

Os planos definem os objetivos, foco e a intencionalidade das ações, permitindo a articulação antecipada de consequências e resultados, possibilitando, deste modo, a antevisão do Estado ou da situação que se quer conquistar. Os componentes básicos que integram o Plano Municipal de Assistência Social são os seguintes: conhecimento da realidade (estudos e diagnósticos), mapeamento e cobertura da rede prestadora de serviços, objetivos, diretrizes e prioridades, metas e previsão de custos, financiamento e monitoramento e avaliação.

Assessoria

Em relação à parceria firmada, a EGEM através da equipe de técnicos – assistentes sociais – presta assessoria no processo de construção e elaboração de todo o PMAS, bem como, organiza e participa ativamente das audiências públicas para a aprovação final deste instrumento. "A proposta debatida com os municípios está na vertente da discussão coletiva, tanto com a população usuária dos serviços, trabalhadores sociais e instâncias do controle social, levando em consideração um dos eixos estruturantes do SUAS, ou seja, a participação popular também na elaboração dos processos", enfatiza Janice.

Fortalecendo o processo democrático da elaboração do plano, a equipe técnica, formada pelas assistentes sociais Clarete Trzcinski, Roselaine Klaus Camatti e Karla Cardoso Borges, com apoio e colaboração da assistente social da FECAM, Janice Merigo, utilizaram os grupos focais, com trabalhadores do SUAS e usuários, ouvindo atentamente suas avaliações e considerações sobre a execução da política, para definir as prioridades e metas. A coordenação dos planos pela Escola de gestão Pública Municipal está sob a responsabilidade da Assistente Social, Daniele Cima Cardoso.

"Cabe destacar que a iniciativa dos municípios em priorizar a elaboração dos Planos Municipais de Assistência Social, de forma planejada, organizada técnica e qualificada, reflete o olhar e a importância que os gestores municipais têm a respeito desta política pública", afirma Daniele.

Os Planos Municipais de Assistência Social serão entregues pela EGEM aos municípios,  até o dia 30 de setembro, prazo final de encaminhamento do instrumento para a Secretaria Estadual de Assistência Social.

 

Jornalista Sandra Domit – MTB 6290

Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 91611377
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC