• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

EGEM elabora Plano de Atendimento Socioeducativo de São Miguel do Oeste

EGEM elabora Plano de Atendimento Socioeducativo de São Miguel do Oeste

EGEM elabora Plano de Atendimento Socioeducativo de São Miguel do Oeste 600 450 Fecam Portal

A Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM firmou uma parceria com o município de São Miguel do Oeste para elaboração do Plano de Atendimento Socioeducativo. Trata-se de um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução da Política Municipal de Atendimento Socioeducativo, por meio das políticas públicas – saúde, educação, esporte e cultura, trabalho – de forma intersetorial. O plano é elaborado com o acompanhamento do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, que o avalia e faz sua aprovação.

Os Municípios deverão elaborar os respectivos Planos de Atendimento Socioeducativo para 10 anos, de acordo com a Lei Nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012 – Lei do SINASE. No plano deverá estar contemplado os dados de identificação, introdução, diagnóstico, diretrizes, objetivos, ações intersetoriais de atendimento, metas, prioridade e formas de financiamento. No trabalho em São Miguel do Oeste, fazem parte da equipe técnica o advogado e mestre em Serviço Social, Ismael de Souza, e a assistente social da FECAM e mestre em Serviço Social, Janice Merigo.

Trabalho
Em dia 12 de julho, a equipe da EGEM esteve reunida para definir sobre a metodologia utilizada para a elaboração do Plano Municipal de Assistência Social, e agendado a primeira reunião com a presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e equipe de referência do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, em São Miguel do Oeste.

O primeiro encontro com a representação do CMDCA e equipe técnica do CREAS, ocorreu no dia 15 de julho. Na oportunidade, foi apresenta a metodologia utilizada para elaboração do plano, bem como definida agenda envolvendo as políticas públicas intersetoriais – saúde, educação, assistência social, esporte e cultura – além da presença do CMDCA e do Conselho Tutelar, a qual ficou agendada para 31 de julho, com a presença e mediação do Ismael de Souza. Neste encontro será explanado sobre o SINASE, o Ato Infracional, apresentado a metodologia da elaboração do plano no município, e a articulação com as políticas intersetoriais.

No mês de julho, a equipe realizou pesquisa em dados oficiais através dos aplicativos on-line do IBGE e do Ministério do Desenvolvimento Social – SUAS WEB, em relação ao CREAS, equipamento que hoje atende as medidas socioeducativas. "Com estas informações a equipe está elaborando e sistematizando as informações, para elaboração do diagnóstico", explica Janice.


Sandra Domit / Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 91611377
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC