• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

EGEM será responsável pela relatoria da IX Conferência Estadual de Assistência Social

EGEM será responsável pela relatoria da IX Conferência Estadual de Assistência Social

EGEM será responsável pela relatoria da IX Conferência Estadual de Assistência Social 600 402 Fecam Portal

A Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM, coligada à Federação Catarinense de Municípios – FECAM será a responsável pela relatoria da IX Conferência Estadual de Assistência Social por ter sido a vencedora do processo licitatório, na modalidade de Pregão Menor Preço. O contrato foi assinado nessa terça-feira (17) pelo presidente da EGEM e prefeito de Forquilhinha, Vanderlei Alexandre.

A IX Conferência está marcada para ocorrer nos dias 7, 8 e 9 de outubro, em Florianópolis, e é organizado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação – SST e Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS. Alexandre destaca a importância de a escola realizar esse trabalho, enfatizando que as Conferências Municipais e Estaduais são espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletivos em torno de propostas e estratégias de organização.

"A principal característica destes eventos é reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas nos próximos anos", disse.

O diretor geral da EGEM, Alexandre Alves, ressalta que a equipe que executará o trabalho de relatoria possui experiência na política de Assistência Social e participação efetiva em Conferências Municipais e Estaduais, além de conhecer as demandas do nosso Estado em relação a implantação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

 A equipe terá a coordenação de Darlene de Moraes Silveira e é integrada ainda pelas técnicas Vânia Guareski Souto, Karla Cardoso Borges e Regina Panceri, além da colaboração das acadêmicas de Serviço Social da UNISUL, Jaqueline Teixeira e Rosane Bünzen. Para complementação da equipe estarão envolvidas as assistentes sociais Janice Merigo, da FECAM e Danielle Cima.

Temática das conferências

As conferências municipais foram realizadas até o dia 09 de agosto e os relatórios encaminhados ao Conselho Estadual de Assistência – CEAS até o dia 31 de agosto. Os eixos temáticos das conferências municipais e da estadual são o cofinanciamento obrigatório da assistência social; gestão do SUAS: vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; gestão do trabalho; gestão dos serviços, programas e projetos; gestão dos benefícios no SUAS e regionalização.

"As conferências são espaços de debate coletivo que devem oportunizar a participação social mais representativa, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e também para a eleição de prioridades políticas para os respectivos níveis de governo, às diferentes organizações da sociedade civil que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social", finaliza a assistente social da FECAM, Janice Merigo.

 

 Sandra Domit / Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 91611377
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC