• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Empresa que apresentou menor proposta para duplicação do Lote1 da BR 280 foi barrada pelo DNIT

Empresa que apresentou menor proposta para duplicação do Lote1 da BR 280 foi barrada pelo DNIT

Empresa que apresentou menor proposta para duplicação do Lote1 da BR 280 foi barrada pelo DNIT 150 150 Fecam Portal

A Comissão de Licitação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT desabilitou nesta quinta-feira (16) a empresa Técnica Construções AS, que apresentou o menor preço no pregão eletrônico, de 29 de setembro para a duplicação do Lote 1 da BR 280, entre São Francisco do Sul e a BR-101 que compreende 36 Km e 19 viadutos.

O motivo da ação foi de que a Técnica Construções SA, tem como sua maior acionista a Construtora Delta, envolvida em um escândalo de corrupção e investigada pela Comissão Parlamentar de Inquérito. A Técnica foi criada em fevereiro de 2013, a partir da recuperação judicial da construtora Delta, o que para os técnicos da comissão do DNIT torna impossível a assinatura do contrato, já que a Controladoria-Geral da União – CGU e o Judiciário já determinaram que a Delta entrasse no rol de empresas inidôneas, ou seja, que não poderia participar de licitações.

Nova fase

Com a decisão tomada pelo DNIT, o processo não retrocede, mas pode dar início a uma nova disputa administrativa e jurídica. A Técnica tem cinco dias para recorrer da decisão.

Caso isso não aconteça, a segunda melhor proposta entra imediatamente em análise pela Comissão de Licitações. A empresa vencedora da licitação, neste caso, passaria a ser a Construcap, também de São Paulo.

Duplicação da BR 280

A Federação Catarinense de Municípios FECAM acompanha o processo de duplicação da BR 280. A obra foi dividida em três Lotes, os trechos da BR 101 até Guaramirim e de Guaramirim a Jaraguá do Sul já foram licitados e esperam o processo de indenização dos terrenos para ter início. O Lote 1 compreende 36 Km e 19 viadutos entre São Francisco do Sul e o entroncamento com a BR 101.

A BR 280 está na pauta das prioridades estruturantes reivindicadas pela FECAM e pelas Associaçãoes de Municípios de Santa Catarina. A duplicação da BR 280 entre os municípios de São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul ensejará alívio significativo no gargalo que penaliza o corredor logístico do porto de São Francisco do Sul, bem como de toda cadeia produtiva dos Municípios lindeiros a rodovia.

Leticia Póvoas – SC 2219 – JP
Assessoria de Comunicação FECAM
Com informações Diário Catarinense
(48) 3221.8800/ 9900.3390
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC