• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Empresas apresentam soluções para gestão de resíduos sólidos

Empresas apresentam soluções para gestão de resíduos sólidos

Empresas apresentam soluções para gestão de resíduos sólidos 600 450 Fecam Portal

A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu – AMVALI juntamente com a Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM iniciou em maio deste ano a elaboração do "Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PIGIRS" envolvendo os sete municípios da microrregião.

O plano é composto essencialmente do diagnóstico, prognóstico e planejamento dos componentes que integram a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos, em sua geração, segregação, coleta, acondicionamento, transporte e forma de tratamento e disposição final, com o intuito de preservar o meio ambiente e assegurar a qualidade da saúde pública. Para isto, o plano busca a não geração dos resíduos, reutilização e reciclagem, como forma de alcançar a excelência em sua gestão/gerenciamento.

Após a apresentação do diagnóstico do plano, realizada no dia 30 de agosto, agora a equipe técnica está trabalhando no prognóstico. Paralelamente à realização do plano, foi lançado pela AMVALI um edital de chamada pública com o objetivo de receber, sem ônus para a AMVALI, estudos e/ou projetos de viabilidade técnica, ambiental e econômico-financeira para apresentação de tecnologias voltadas ao manejo de resíduos sólidos, objetivando subsidiar a elaboração do PIGIRS dos municípios pertencentes à associação.

Nesta terça-feira, dia 29, está acontecendo a sessão pública de apresentação oral das propostas referentes ao edital. Catorze empresas se inscreveram no processo, havendo deferimento de sete delas, que atenderam a todos os requisitos exigidos em edital. A apresentação das sete empresas iniciou às 10 horas e seguem até às 17 horas. Estão participando as empresas: VER Energia, QuattroVenttos, Innova Energias Renováveis, Bewegen, Redsol Energy, Recicle e Energia Limpa do Brasil.

Estão presentes na sessão pública o presidente da AMVALI – Dieter Janssen, os prefeitos Lauro Fröhlich e Osvaldo Jurck, o supervisor do PIGIRS – Leocádio Neves e Silva e os engenheiros sanitaristas ambientais da EGEM – André Miquelante, Kalil Graeff Salim, Camila Maia Moritz e Sara Meireles. Segundo André "o objetivo deste encontro é assistir às apresentações e incorporar tecnologias no plano, verificando o que é ideal para cada tipo de resíduo e cada município".

Pretende-se identificar tecnologias e soluções ofertadas no mercado e direcionadas às seguintes atividades: coleta convencional e seletiva de resíduos sólidos urbanos e comerciais; fabricação ou projeto de veículos de tração motora para coletores de materiais recicláveis; triagem, reciclagem, processamento e/ou beneficiamento de materiais recicláveis; beneficiamento e reaproveitamento de resíduos volumosos (entulhos); tratamento e reaproveitamento de resíduos orgânicos; tratamento e destinação de resíduos perigosos; tratamento de resíduos sólidos de serviços da saúde; disposição final ambientalmente adequada de rejeitos; e processos gerenciais que importem na aquisição de sistemas de controle, informatização, automação, equipamentos de caráter operacional e capacitação de pessoalvoltado aos resíduos.

Os projetos apresentados devem prever um horizonte de 20 anos e englobar a totalidade dos municípios da região da AMVALI (Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder), independentemente da solução apresentada ser conjunta ou isolada para cada município.

De acordo com Leocádio, "após as apresentações, os dados e informações entregues à AMVALI serão analisados no sentido de estabelecer um ranking das tecnologias, avaliando os principais aspectos envolvidos em cada tecnologia, a fim de subsidiar os prefeitos na futuras tomadas de decisão no que se refere ao gerenciamento integrado de resíduos sólidos nos municípios. A meta do trabalho será buscar alinhar as alternativas, permitindo que, havendo consenso entre os prefeitos, se alcance uma solução conjunta para todos os municípios, de forma consorciada".

Adriane Schimainski dos Santos
Assessora de Comunicação (SC01971JP)
Twitter: @amvali_sc | http://www.facebook.com/amvalisc
Tel.: (47) 3370-7933