• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Entidades realizam mobilização pelo traçado da Ferrovia Leste-Oeste

Mobilizacao_em_Rio_do_Sul

Entidades realizam mobilização pelo traçado da Ferrovia Leste-Oeste

Entidades realizam mobilização pelo traçado da Ferrovia Leste-Oeste 600 450 Fecam Portal

Um estado interligado do Oeste até o Leste, por trilhos que integrarão Santa Catarina econômica e socialmente carregando a produção e o povo catarinense por meio de trilhos que cortem as regiões do Vale do Itajaí, Planalto, Meio-Oeste e Oeste, foi em prol desta realidade que a AMAUC, AMMOC, AMAI, AMAVI, AMERIOS, AMFRI, AMOSC, AMPLASC, AMURC, AMEOSC, AMMVI e AMURES, com o apoio da FECAM, promoveram mobilizações nesta sexta-feira (26), em Curitibanos e Rio do Sul.

O movimento iniciou pela manhã, em Rio do Sul, com uma audiência pública para o lançamento da Campanha Pró-Implantação da Ferrovia da Integração de Santa Catarina, que ocorreu no Salão Nobre da UNIDAVI.

 Na oportunidade foi lançado o site do Movimento Pró-Implantação que defende o traçado que passa pelos municípios de Itajaí, Blumenau, Rio do Sul, Correia Pinto, Curitibanos, Campos Novos, Joaçaba, Xanxerê, Chapecó, Maravilha, São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. No site, além de conhecer os motivos da reivindicação, os visitantes também podem aderir ao abaixo-assinado que tem o intuito de sensibilizar as autoridades politicas e empresariais e comunidade a importância deste traçado. (Para assinar o abaixo assinado)

No período da tarde, a mobilização ocorreu em Curitibanos, na UnC, e continuou a defender o traçado que atravessa o estado horizontalmente passando pelo Vale do Itajaí, Planalto, Meio-Oeste e Oeste. Representantes de 180 municípios, do litoral ao extremo-oeste catarinense participaram da maior mobilização da história de Santa Catarina em defesa de uma ferrovia. As doze Associações de Municípios que participaram do movimento, terão até dia 6 de maio, quando será lançado edital do projeto da Ferrovia da Integração, terão como desafio convencer os governos do estado e federal do traçado pelo Planalto Serrano e Central.

A mobilização em Curitibanos produziu um documento que levará a assinatura de quase 200 prefeitos para ser entregue ao governador Raimundo Colombo, as bancadas parlamentares federal e estadual e ao diretor-presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., Josias Cavalcanti Júnior. Uma comissão constituída por representantes das doze associações se encarregará de produzir uma campanha "institucional relâmpago" em defesa da ferrovia.

O presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, prefeito de Gaspar Celso Zuchi reconheceu a importância da Ferrovia da Integração. E declarou, "este é o melhor traçado. Tecnicamente é mais viável. Esta ferrovia vai margear a rodovia estinha dorsal do estado que é a BR-470. Sua importância é imensurável para estas regiões", defendeu Zuchi. O diretor de Relações Institucionais da FECAM, Celso Vedana, também participou das mobilizações.

Pauta Municipalista para o Desenvolvimento Catarinense – A Ferrovia Leste-Oeste é uma das seis prioridades estruturantes de âmbito federal, defendida pela FECAM e Associações de Municípios. A pauta ainda aponta como prioritária mais uma ferrovia : a Translitorânea – entre Içara e Porto Alegre.

Assessoria de Comunicação FECAM
Com informações das Associações de Municípios
(48) 3221.8800/ 9986.0106
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC

%u2028%u2028