A FECAM segue percorrendo as associações do estado para dar orientações para o uso da nova plataforma dos portais dos municípios. Nesta quarta-feira (23), a equipe da federação passou pela Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI), na terça-feira (22) pela Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI), e na semana passada pela Associação dos Municípios do Planalto Norte (AMPLANORTE), Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) e Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE). Além dos treinamentos na área tecnológica, os encontros com representantes dos municípios fortaleceram o apoio da FECAM também na área da comunicação.
Em setembro de 2021, a Federação iniciou a migração dos portais, com municípios pilotos, para uma plataforma mais moderna. Entre os novos recursos, os portais poderão ter a personalização do layout, a integração com ferramentas de redes sociais, além de ter um aumento na segurança no tratamento de dados publicados. A FECAM é fornecedora dos portais municipais aos associados, dispensando a necessidade de contratação de empresas terceirizadas.
No encontro na AMPLANORTE, em Mafra, o coordenador de T.I. da FECAM, Gean Chiquetti, falou dos treinamentos para as equipes dos municípios. “Mostramos as novas tecnologias que a FECAM está desenvolvendo e hoje foi entregue as novas plataformas que serão utilizadas nos novos portais das prefeituras e associações. A FECAM está sempre à disposição e trabalhando a favor dos municípios”.
Consultor em comunicação institucional da FECAM, o jornalista Upiara Boschi está acompanhando o roteiro de viagem com o objetivo de aproximar a comunicação da entidade com as associações e prefeituras. “A ideia é fazer com que os municípios vejam a FECAM como um posto avançado, em Florianópolis, um local onde se tem a acesso fácil a estadualização de seus assuntos, especialmente para os municípios mais pequenos, que muitas vezes não tem uma estrutura ampla de comunicação, e podem buscar esse apoio na FECAM”.
Na estrada
Além do AMFRI, AMAVI, AMVALI e AMPLANORTE, a equipe da FECAM já passou pela AMREC, AMVE, AMEOSC, AMERIOES e AMNOROESTE, entre janeiro e fevereiro. O objetivo da federação é visitar todas as 21 associações de municípios nos próximos meses para realizar os treinamentos da nova plataforma. Municípios e associações que ainda não agendaram a visita podem fazê-lo enviando um e-mail para a central de suporte cti@fecam.org.br.