A “Caravana pela Educação” iniciou nesta quarta-feira, 22, por Chapecó, mobilizando órgãos do Estado, regionais, prefeitos, reitores de universidades e outras lideranças em torno de um pacto para acelerar a implementação dos Modelos Diferenciados de Escolas em Santa Catarina. Entre outras ações, a meta é expandir o Projeto de Educação em Tempo Integral de 84 para 150 escolas, o Projeto Educação Ambiental e Alimentar de 33 para 96 instituições e o Escola Aberta de 30 para 60 unidades até o final deste ano. Coordenador da iniciativa, o secretário de Estado da Educação e Inovação, Jacó Anderle, anunciou ainda que a efetivação do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação Básica permitirá municipalizar o ensino fundamental e aumentar o período dessa faixa de oito para nove anos a partir de 2006 em todo Estado.
O primeiro encontro mesorregional de uma série de oito sobre Gestão da Educação reuniu cerca de 500 dirigentes públicos e educadores de sete regiões do Oeste (Palmitos, São Miguel d” Oeste, Dionísio Cerqueira, Chapecó, São Lourenço do Oeste, Xanxerê e Maravilha) no auditório da UnoChapecó. Secretários regionais, gerentes regionais de Educação, prefeitos, secretários municipais da área, diretores de escolas e coordenadores dos projetos pedagógicos participaram do pacto, comprometendo-se com uma série de ações conjuntas para melhorar a qualidade da educação. Essas ações incluem a preparação de um calendário unificado e eletrônico de matrícula para todas as escolas públicas municipais e estaduais dessas regiões. A matrícula unificada será uma plataforma para a municipalização com base em um regime de gestão compartilhada entre Estado e prefeituras, a exemplo do que já ocorre em oito municípios da Serra Geral, Grande Florianópolis, Criciúma, Tubarão e Joinville.
Nesta quinta-feira (23), a caravana parte para Joaçaba, onde realiza o encontro mesorregional no teatro Sigwalt, das 14 às 17 horas . Cumprindo uma turnê de 15 dias que até 7 de julho incluirá Lages (24), Blumenau (28), Grande Florianópolis (1o de julho), Criciúma, Joinville e Rio do Sul (5, 6 e 7, respectivamente), a iniciativa da Secretaria da Educação integra dirigentes da Secretaria do Planejamento, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação e Acafe.
Fonte: Secretária de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia