• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Estudo da realidade do trânsito em SC está no planejamento do COMITRA para 2015

Estudo da realidade do trânsito em SC está no planejamento do COMITRA para 2015

Estudo da realidade do trânsito em SC está no planejamento do COMITRA para 2015 150 150 Fecam Portal

A recém-eleita diretoria do Conselho dos Órgãos Municipais Integrados ao Sistema Nacional de Trânsito – COMITRA, reuniu-se na última sexta-feira (12), na sede do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte de Blumenau – SETERB, para estruturar o planejamento estratégico do Conselho para o ano de 2015.

Entre as ações que o grupo pretende desenvolver está o levantamento de informações acerca dos órgãos de trânsito e sua estrutura administrativa. Segundo o assessor jurídico da FECAM e secretário-geral do COMITRA, Diogo Beppler, este estudo tem a intenção de conhecer a estrutura organizacional real do trânsito. “Com os dados em mãos teremos conhecimento e informações para traçar ações de desenvolvimento do trânsito nos municípios catarinenses com base na realidade de cada um”, ressalta.

Planejamento Estratégico para 2015

Outro assunto a ser debatido é a regulamentação das Juntas Administrativas de Recursos de Infrações – JARI, buscando auxiliar a atuação e padronizar os procedimentos das Juntas. O grupo quer ainda articular ações intermunicipais de educação para ao trânsito, unindo o trabalho de vários municípios em prol da conscientização, principalmente na Semana Nacional do Trânsito, que ocorre entre os dias 18 e 25 de setembro. “Desta forma fortalecemos a atuação do COMITRA e desenvolvemos a organização dos órgãos municipais integrados ao Sistema Nacional de Trânsito”, enfatiza Beppler.

Entre os projetos do COMITRA está também o incentivo à coleta de dados estatísticos sobre o trânsito a nível municipal, como o número de infrações de trânsito e seus tipos, por exemplo. A ideia é criar uma metodologia que poderá ser aplicada a todos os órgãos integrados. “A intenção é que estes dados venham a compor os Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável da FECAM”, explica o secretário-geral.

A Municipalização do Trânsito continuará na pauta do Conselho em 2015. Além de uma cartilha explicativa e de orientação para que os municípios integrem o Sistema Nacional de Trânsito, o COMITRA planeja, juntamente com a FECAM e com o Conselho Estadual de Trânsito, a realização de Seminários regionais para fomentar a Municipalização junto aos prefeitos. Hoje, dos 295 municípios de Santa Catarina, 80 estão integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, ou seja, apenas 37%. Por outro lado, o grupo representa 70% da frota de veículos que circula no Estado.

Divulgação de informações sobre engenharia de tráfego e fiscalização, capacitações, o desenvolvimento de um sistema de Gestão Municipal do Trânsito e o auxílio na elaboração de planos de mobilidade urbana são outros itens que compõem o planejamento do COMITRA para o ano de 2015.

Composição da nova diretoria do COMITRA

• Presidente – Fábio Campos da Silva, diretor do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte (SETERB) de Blumenau
• Vice-presidente – Paulo Rodrigo Sestrem, secretário municipal de Trânsito e Mobilidade de Brusque
• Secretário geral, Diogo Beppler, assessor jurídico da FECAM.

Suplentes:

• Albanir dos Santos, coordenador de Trânsito da Coordenadoria Técnica de Trânsito do Municípios de Itajaí
• Anderson Roberto Scalvim, coordenador do Órgão Executivo de Trânsito e Transporte do Município de Guabiruba

Leticia Póvoas – SC 2219 – JP
Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 9900.3390
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC