Mais de 300 gestores e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social de Santa Catarina (SUAS) estiveram reunidos em Orleans nesta segunda-feira (13) para o Encontro sobre a Política da Assistência Social.
A primeira palestra da tarde foi a da professora doutora Luziele Tapajós, que é assistente social e esteve na gestão federal da Política de Assistência Social e atua na defesa do SUAS no Estado e no país. Ela falou sobre a importância da reestruturação do Sistema único e destacou que ele não deve ficar “esquecido no subsolo”. “A assistência social não é uma política feita para a pobreza, é feita para as políticas públicas”, frisou.
A assessora de assistência social da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), Janice Merigo, esteve na mesa sobre as atribuições e competências de entes federados no SUAS, composta pela secretária de Desenvolvimento Social do Estado, Alice Kuerten, e pela secretária adjunta, Maria Helena Zimmermann. Merigo destacou que é necessário e urgente que as gestões municipais concretizem de fato a política de assistência social, superando práticas assistencialistas e fortalecendo o trabalho social com as famílias, garantindo a integralidade da proteção social.
Foram apresentados também o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS) e o movimento municipalista catarinense.
Estiveram presentes o prefeito de Orleans e presidente da FECAM, Jorge Luiz Koch; o vice-prefeito do município, Mário Canton; a secretária de assistência social, Roseli da Silva; a presidente do COEGEMAS, Fabiana Cardozo; a presidente do Colegiado de Assistência Social da FECAM (COAS) e assessora da AMESC, Rosângela Alexandrino.