O concurso fotográfico “OLHARES CATARINENSES” é a vitrine da cultura catarinense. O projeto foi ançado pela FECAM na manhã desta terça-feira, (21). Realizado na sede da Federação, o evento abriu oficialmente as inscrições e apresentou explicações técnicas do projeto.
“Esta é uma realização em parceria com as 21 Associações. Essa é uma demonstração de união institucional para fortalecer a imagem de Santa Catarina. Vamos revelar talentos fotográficos e apresentar vários olhares sobre as regiões catarinenses” afirma o presidente da FECAM e prefeito de Araquari, Clenilton Pereira.
O curador do concurso, o fotojornalista Antonio Carlos Mafalda, ressaltou na abertura a importância do projeto em despertar o interesse pelo próprio Estado. “Essa é uma demonstração de amor à Santa Catarina: vamos homenagear nossas paisagens, nossa gente e os patrimônios históricos. Somos uma terra privilegiada, um paraíso aos olhos do mundo” destaca Mafalda.
Para o consultor em comunicação da FECAM, José Augusto Gayoso, “o projeto valoriza diversos aspectos do turismo cultural, e reúne apoiadores institucionais estratégicos”.
Representante do Governo do Estado de Santa Catarina no encontro, através da Secretaria da Casa Civil, Alexandre Badotti analisou a fundamental parceria entre as instituições. “Tudo o que fortalece Santa Catarina precisa ser defendido. Nossas belezas serão valorizadas aqui. E o mais importante: será pelo olhar do próprio catarinense. Parabéns a todos os envolvidos” avalia Badotti.
A cultura e o turismo de Santa Catarina estiveram representados através de Fabio Farber, gerente de comunicação da SANTUR – Agência de Desenvolvimento do Turismo e Luiz Ekke Moukarzel, Diretor de Arte e Cultura da FCC-Fundação Catarinense de Cultura. “Somos parceiros de ações que divulgam o Estado. Queremos fortalecer tudo o que for em prol do desenvolvimento do turismo ” diz Fabio.
Na opinião de Luiz Ekke, os aspectos artísticos da fotografia necessitam ser cada vez mais lembrados. “A exposição será um grande momento a todos” avalia Luiz.
Todas as informações já estão no ar através do site www.olharescatarinenses.com.br . As fotos participantes precisam ser inéditas. Além do concurso, será organizado um livro e uma exposição.