• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM acompanha decisão do TCU sobre FPM 2023

FECAM acompanha decisão do TCU sobre FPM 2023

FECAM acompanha decisão do TCU sobre FPM 2023 1024 683 Fecam Portal

No dia 28 de dezembro de 2022, o Tribunal de Contas da União (TCU) publicou a Decisão Normativa 201/2022 (Exerc. 2023) que estipula os coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o exercício 2023. Os valores são calculados com base nos dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A previsão era de utilizar os dados do Censo 2022, mas por conta de atrasos na coleta, foram utilizados modelos estatísticos de estimação populacional para determinar o valor que cada município passará a receber. Estes dados foram publicados no dia 25 de dezembro de 2022. Clique aqui e saiba como está o andamento do censo 2022.

A publicação do coeficiente do FPM gerou dúvidas, pois o TCU utilizou as estimativas do IBGE como valores definitivos, aplicando os coeficientes sobre elas. Apesar disso, vários municípios relatam que o censo segue sendo realizado. Logo, os valores estimados podem apresentar distorções que afetam os coeficientes do FPM, resultando em perdas de arrecadação.

Os arquivos a seguir referem-se ao andamento da coleta censo nos 13 municípios diretamente afetados com as perdas.

A FECAM está acompanhando a matéria junto com a assessoria jurídica e com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).