A Prefeitura Municipal de Florianópolis oferta o Serviço de Acolhimento de Pessoas em Situação de Rua na Passarela da Cidadania, localizada na entrada da Ilha de Santa Catarina. O Serviço é um direito a população mais vulnerável e deve ser ofertado pelo Estado, no entanto a responsabilidade do seu cofinanciamento, para além do município, precisa ser assumido pelos Governos Estadual e Federal.
Importante trabalho desempenhado por Maria Claudia Goulart, gestora da capital catarinense, é permeado de desafios cotidianos e precisa ser articulado com as áreas da saúde, habitação, trabalho, entre outras. Exige atuação intersetorial, considerando as condições sociais, psicossociais, materiais e de saúde mental da população atendida.
Participaram da visita Rodrigo Fachini e Janice Merigo, respectivamente coordenação institucional e de Políticas Públicas da FECAM, a Secretária Nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia, o Diretor de Benefícios da SNAS, André Veras, além da Secretária de Assitencia Social de São João Batista, Rúbia Tamanini. Todos foram recepcionados pela Secretária Maria Cláudia Goulart, Gestora de Florianópolis.