A Associação dos Municípios da Região Carbonífera deve receber no início de agosto o relatório elaborado pelos técnicos da FECAM, Agência Forumcat e BRDE sobre o seminário do Fórum de Desenvolvimento Regional, realizado no dia 14 de julho, no auditório da Amrec. O documento vai fazer uma apresentação geral do seminário e servirá como instrumento básico para a associação dos municípios, gestora do Fórum de Desenvolvimento, definir os próximos encaminhamentos em parceria com as entidades presentes ao evento.
“As próximas ações serão definidas pela sociedade aqui reunida”, salientou o presidente da Amrec, Paulo Hoepers. Antes da entrega do relatório, segundo a representante do BRDE, Marlene Kerber, já é possível identificar o sentimento da sociedade local em relação ao Fórum. “As manifestações foram todas no sentido de reativar e fortalecer o Fórum”, destacou. Segundo Kerver, a consolidação do Fórum como instrumento de integração regional é importante inclusive para auxiliar o trabalho do Conselho de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Desenvolvimento no que diz respeito às demandas públicas do Governo do Estado.
Na abertura do seminário do Fórum de Desenvolvimento Regional Integrado da Amrec, o presidente da Associação dos Municípios, prefeito Paulo Hoepers defendeu a manutenção do perfil apartidário e de integração que foi a marca do Fórum até agora. Segundo ele, foi a ausência de vínculos corporativos e político-partidários que garantiu a manutenção do grupo desde as primeiras reuniões, há quase dez anos. “O Fórum é uma ferramenta de integração onde não existe caráter restritivo à participação de qualquer segmento”, destacou. Responsável pela abertura dos trabalhos já que a Amrec é a entidade responsável pela gestão do Fórum, Hoepers convocou entidades públicas e privadas a oferecer sua parcela de contribuição para a consolidação do Fórum e facilitação das ações de desenvolvimento para a região.Também pela manhã, o presidente da Amrec, Paulo Hoepers, o secretário dedesenvolvimento regional, Acélio Casagrande e o superintendente da Agência deDesenvolvimento Regional, Nilton Barata falaram sobre as experiências de cada segmento nas ações de desenvolvimento.
EXPERIÊNCIAS – O prefeito de Crissiumal (RS), Walter Heck, foi o responsável pelo encerramento das atividades no período da manhã, no Seminário do Fórum de Desenvolvimento Regional Integrado da Amrec. Ele falou sobre as experiências de desenvolvimento na sua cidade e de como a mobilização da sociedade é importante para melhorar as condições de vida da população. Técnico agrícola com formação em marketing, Heck contou como o município saiu da 54ª posição entre os municípios produtores de leite do Rio Grande do Sul para a primeira posição. Um trabalho, segundo ele, que passou pelo treinamento intenso dos produtores rurais, investimento em capacitação e oferecimento das condições necessárias para o crescimento dos pequenos produtores.
Fonte: Assessorias de Imprensa da Amrec