A Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) reforça a importância da participação das redes de ensino na segunda etapa da coleta do Censo Escolar 2024, referente ao Módulo Situação do Aluno. A fase começou nesta segunda-feira (3) e segue até 14 de fevereiro, período em que as redes de ensino devem preencher as informações sobre a movimentação e o rendimento escolar dos estudantes matriculados no ano passado.
O Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da educação básica no Brasil e subsidia a formulação de políticas públicas, além de influenciar diretamente o repasse de recursos para as escolas. Por isso, a FECAM alerta os gestores municipais sobre a necessidade de cumprir o prazo para evitar impactos na organização e no financiamento da educação.
Prazos e informações exigidas
A segunda etapa do Censo Escolar é composta por quatro fases:
• 03 a 14 de fevereiro – Período para o preenchimento das informações no sistema do Censo Escolar (Educacenso);
• 15 a 28 de fevereiro – Revisão e ajustes nos dados enviados;
• Março – Consolidação das informações e início da análise estatística;
• Abril e maio – Divulgação dos dados finais do Censo Escolar 2024.
Entre os dados que devem ser informados, estão: aprovações e reprovações, abandono escolar, transferências, frequência e participação dos estudantes nas atividades escolares, além da movimentação entre redes de ensino (municipal, estadual, privada e federal).
As informações devem ser enviadas neste link: https://censobasico.inep.gov.br/censobasico/#/
Importância para os municípios
Os dados coletados pelo Censo Escolar são essenciais para o planejamento educacional dos municípios. As informações impactam diretamente a definição do número de vagas, a distribuição de recursos e o monitoramento da qualidade da educação básica.