• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM apóia implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul

FECAM apóia implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul

FECAM apóia implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul 150 150 Fecam Portal

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), instituição de ensino superior cujo projeto de lei fora assinado pelo presidente Lula em julho de 2008, deliberou que o referencial básico para o processo seletivo dos estudantes será o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A UFFS está sendo implantada nas cidades de Chapecó (SC), Erechim (RS), Cerro Largo (RS), Realeza (PR) e Laranjeiras do Sul (PR). As aulas iniciam em março de 2010, e o processo seletivo oferecerá um total de 2.160 vagas para matrícula no primeiro e segundo períodos acadêmicos. As inscrições para o ENEM vão até o dia 17 de julho.

De acordo com o presidente da FECAM e prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, o projeto é importante porque, além de possibilitar aos habitantes da região o acesso ao ensino superior, irá gerar uma centena de empregos, entre professores e técnicos administrativos. "A educação tem um papel fundamental no desenvolvimento dos municípios, e a implantação de uma universidade nessa região só tem a somar, tanto no quesito econômico quanto no educacional", avalia.

Processo seletivo

A Universidade Federal de Santa Catarina, instituição tutora para a implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul, tendo em vista a decisão da Comissão de Implantação da UFFS, informa que o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio no exercício de 2009 (ENEM/2009) será o referencial básico no Processo Seletivo de 2010 para ingresso nos cursos de graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul. A regra vale para todos os 39 cursos de graduação que a Universidade Federal da Fronteira Sul oferecerá a partir do próximo ano nos campi de Chapecó, Erechim, Cerro Largo, Realeza e Laranjeiras do Sul.

A Comissão de Implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul, reunida em Brasília no último dia 25 de junho, deliberou que os resultados do ENEM deverão ser usados, em todos os cursos de graduação, como referencial básico para o processo seletivo dos estudantes. Isto significa dizer que todos os interessados em ingressar na UFFS deverão realizar o ENEM 2009, pois não será aplicada outra prova.  Todos os concluintes do Ensino Médio e mesmo aqueles que já o tiverem concluído há mais tempo devem realizar o ENEM 2009 se pretendem candidatar-se a uma das 2.160 vagas que estarão em disputa. 

ASCOM/FECAM