Dayane Nunes
ASCOM/FECAM
Nesta quinta (5) e sexta-feira (6), o governo do Estado e os deputados federais que integram a Comissão Externa da Câmara dos Deputados para o Acompanhamento da Tragédia Climática em Santa Catarina reúnem-se com os prefeitos das regiões do Norte, Vale do Itajaí, Litoral e Sul para ouvir as reivindicações e demandas dos municípios atingidos pelas enchentes que necessitam de apoio dos parlamentares e discutir ações de prevenção de novos desastres.
O primeiro encontro acontece com os prefeitos do Sul, nesta quinta-feira (5), às 9h, na sede da AMREC, em Criciúma. Às 14h, a reunião será com os prefeitos da Grande Florianópolis no auditório da Unisul, em Palhoça e às 19h30 na Câmara de Vereadores de Joinville. Na sexta-feira (6), a Comissão reúne-se com os prefeitos do Vale do Itajaí, às 10h na sede da AMMVI, em Blumenau e às 15h30, na Câmara de Vereadores de Itajaí.
Para o presidente da Comissão, deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC), a visita tem três objetivos: fazer um balanço dos acontecimentos, especialmente das ações dos governos federal e estadual nas regiões; identificar os problemas que persistem e combinar uma intervenção entre os poderes para solucioná-los; e debater e definir formas de prevenção de desastres na região.
Segundo o presidente da FECAM, Ronério Heiderscheidt, a iniciativa da Comissão é importante para viabilizar junto ao Congresso Nacional a pauta de reivindicações dos municípios atingidos pelas fortes chuvas que assolaram o Estado no mês de novembro e agilizar a recuperação e reconstrução das cidades.
" A FECAM vem orientando os novos gestores para que elaborem os planos de prevenção de desastres e realizem o mapeamento das áreas de riscos em cada município para minimizar os efeitos dos desastres naturais", disse o presidente da Federação.