Nesta segunda-feira (30), a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) apresentou as principais demandas municipalistas ao secretário estadual do Desenvolvimento Social, João Batista Costa. O presidente da entidade e prefeito de Orleans, Jorge Koch, a diretora executiva Sisi Blind e a assessora em Políticas Públicas Janice Merigo estiveram presentes na sede da Secretaria.
Koch destacou que os municípios precisam ter cofinanciamento automático e regular para a oferta dos serviços continuados e dos benefícios, assim como uma estruturação da equipe técnica da Secretaria, para que os Municípios tenham apoio técnico. O presidente também reafirmou a importância da regionalização dos serviços de média e alta complexidade.
O presidente da FECAM colocou a instituição à disposição da Secretaria para que os municípios possam ser atendidos, fazendo com que as informações possam chegar de maneira mais eficiente, especialmente quanto à utilização de recursos.
Sisi Blind, diretora executiva da instituição, destacou que a maior parte dos municípios catarinenses, que possuem até 20 mil habitantes, tem dificuldade de ofertar diretamente o atendimento de violações de direito e serviços de alta complexidade em assistência social. Por isso, ela reafirmou a necessidade de atendimento regionalizado da própria Secretaria Estadual. Blind também reforçou a necessidade de que os recursos sejam repassados no início de cada ano, para que possam ser utilizados no exercício anual.