• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM assegura cobrança do ISS leasing no TJSC

FECAM assegura cobrança do ISS leasing no TJSC

FECAM assegura cobrança do ISS leasing no TJSC 150 150 Fecam Portal

Dayane Nunes – ASCOM/FECAM

Os municípios catarinenses poderão cobrar o Imposto Sobre Serviços (ISS) sobre as operações de leasing. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina julgou constitucional a cobrança do imposto, nesta semana. A decisão foi comemorada pela FECAM, devido a importância desta receita para os municípios e pela conquista da entidade que defendeu a constitucionalidade da cobrança no TJ/SC.

Segundo o presidente da FECAM, Dávio Leu, prefeito de Massaranduba, os municípios e a FECAM conquistaram um importante benefício. "Essa decisão representa uma grande vitória para todos os municípios brasileiros, na medida em que mantêm a legalidade da cobrança de ISS contra as instituições financeiras. Muitos municípios possuem milhões de reais ajuizados no Poder Judiciário, e essa vitória representa uma forte conquista dos municípios e da FECAM na manutenção desta importante fonte de arrecadação. Estima-se que existam 3 bilhões de reais em favor dos municípios catarinenses", disse.

Ele explica que os municípios não estavam recolhendo o ISS nas operações de leasing e isto estava gerando dois problemas: diminuia a arrecadação do município e implicava renúncia de receita, porque o município deixava de cobrar o tributo de sua competência. Ele destaca que em Santa Catarina são adquiridos em média 30 mil veículos por mês. Estes são comprados pelos catarinenses através de financiamentos, sendo 75% por meio de leasing. "Em cada operação de leasing, 5% deve ser destinado ao ISS", disse o presidente.

O assessor jurídico da FECAM, Marcos Fey Probst, responsável pela coordenação da defesa perante o TJSC em parceria com a Serpa Advogados Associados, explica que a matéria vinha sendo acompanhada pelo departamento jurídico da FECAM, desde o início do ano, quando a começou a ser analisada no TJSC. "A participação da FECAM foi fundamental para apresentar informações na defesa dos municípios. Ciente da importância de garantir a aprovação, a Federação chegou a contratar uma banca de advocacia especializada para auxiliar na defesa", destacou.