A Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) participou, nesta manhã (22), da cerimônia de entrega do relatório do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (COMSEG). A instituição atuou efetivamente na construção do documento através da área de Políticas Públicas, com representantes da saúde e da educação, que empenharam seu conhecimento técnico sobre as questões levantadas.
Este trabalho foi reconhecido pelo Parlamento catarinense com uma placa, recebida pelo coordenador-geral Adriano de Medeiros Caldas. A FECAM segue compondo o comitê, que passa a se chamar Integra (Comitê Integrado para Cidadania e Paz nas Escolas). “A partir da instalação do comitê permanente, nós vamos atuar junto às escolas do Estado. Todas as instituições que estiveram conosco seguirão realizando um trabalho sério, a fim de cuidarmos de nossos estudantes”, destaca a assessora em Educação, Marinez Zambon.
Durante a solenidade, uma carta de compromisso com o Integra foi assinada pela FECAM e pelas demais instituições que atuaram no grupo de trabalho do COMSEG. Os técnicos Marinez Zambon e Elton Gandin receberam o título de embaixadores da paz, por terem auxiliado no desenvolvimento do projeto.
O projeto de lei apresentado nesta manhã institui permanentemente o Integra e prevê, entre outras ações, a instituição de um observatório, a criação de um sistema estadual de monitoramento para o combate à violência nas escolas, a implantação de um plano de contingência e a criação de uma secretaria especial de cidadania e cultura da paz.
Fotos: Bruno Collaço / Agência AL