• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM busca agilidade na análise dos projetos do FUNDAM

FECAM busca agilidade na análise dos projetos do FUNDAM

FECAM busca agilidade na análise dos projetos do FUNDAM 600 402 Fecam Portal

À frente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM desde fevereiro, o prefeito de Taió, Hugo Lembeck, esteve em audiência com o vice-presidente e diretor de operações do BRDE, Neuto de Conto, na tarde desta quarta-feira (05). O pleito da entidade é para que se agilize o processo ou se aumente o corpo técnico do Banco para a análise dos projetos cadastrados para o FUNDAM, uma vez que o prazo dos municípios para receber recursos ainda este ano é pequeno em função do período eleitoral.

"Tínhamos consciência de que os projetos se afunilariam nesta reta final uma vez que este é um programa novo e que necessitou de adaptação dos municípios", explicou Lembeck. "Viemos pedir um auxílio para que se agilize a análise nesta reta final, uma vez que os projetos de obras, precisam ter sua primeira medição já em 3 de junho a fim de que o município receba o recurso ainda antes das eleições", completa.

O vice-presidente do BRDE explica que a grande preocupação é com os projetos destinados a obras, que levam mais tempo para serem analisados, e com o vai e vem dos projetos que precisam ser devolvidos por falta de documentos ou inconsistências, o que acaba aumentando o período inicial previsto para análise, principalmente quando há demora na correção por parte dos municípios. Segundo Lembeck, o BRDE se mostrou bastante comprometido com na busca de analisar todos as propostas de convênios que chegam ao Banco. Nos próximos dias a FECAM encaminhará orientações com informações para acelerar os processos de cadastramento de projetos no FUNDAM.

Participaram ainda da audiência o prefeito de Biguaçu, 2º vice-presidente da FECAM, José Castelo Deschamps; o prefeito de Balneário Piçarras e 3º vice-presidente, Leonel José Martins; o prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin; deputado estadual Aldo Schneider e deputado federal Rogério Peninha Mendonça.

Situação dos projetos – Segundo o BRDE, o Banco já recebeu até agora 320 projetos, sendo que destes cerca de 70% são projetos de pavimentação. Esse total representa cerca de 990 ruas para asfaltamento. Dos projetos apresentados, 97 já foram liquidados e cerca de 80 municípios ainda precisam entregar a documentação.

 

Leticia Póvoas – SC 2219 – JP

Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 9900.3390
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC