Os municípios não estão conseguindo acesso aos programas educacionais do Governo Federal. Para facilitar o acesso e simplificar as relações, a FECAM está a partir desta segunda-feira (23), no MEC- Ministério da Educação. Até a próxima quarta-feira (25), as representantes da FECAM, Sisi Blind (diretora executiva), Lizi Vezintana (consultora em educação) e Catia Tessmann Reichert (consultora) participam de agendas em Brasília, a convite da AMFRI e AMNOROESTE.
“O maior objetivo é aproximar os municípios do MEC, principalmente dos técnicos. Os gestores têm muitas necessidades e dificuldades quanto aos programas do MEC” relata Lizi. Integram a comitiva, principalmente, prefeitos destas duas associações.
Primeira dia de compromissos:
O grupo foi recepcionado nesta manhã pelo Secretário Adjunto de Educação Básica, Helber Ricardo Vieira, em um café informativo de boas-vindas aos gestores. Após a recepção, seguiram na Secretaria de Educação Básica. No auditório, eles conferiram apresentações de vários temas. Os programas disponíveis na plataforma MEC para formação; o novo programa de apoio à educação especial; o programa “Tempo de aprender”, que auxilia no programa de alfabetização; De acordo com as representantes da FECAM, a cada apresentação, há questionamentos para os quais são direcionadas respostas e soluções quando apresentado algum problemas. “É o caso do PDDE. Os municípios não estão conseguindo acesso, então fica difícil aderir a outros programas, como o “programa recursos na sala”, relativo a equipar salas para Educação Especial, cujo prazo finda hoje” conta Lizi. Há grande expectativa do prazo ser postergado para mais uma semana.
Mais reuniões:
Na presença de Prefeitos, Vice-Prefeitos, Secretários de Educação, Técnicos das Secretarias de Educação. A solicitação de agenda segue com orientações sobre:
Programa Institucional de Fomento e Indução na Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores e Diretores Escolares;
Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida;
Tempo de Aprender;
Programa Educação Conectada – DPD.
Todas as pessoas que integrarão a comitiva estarão vacinadas e respeitarão todos os protocolos de segurança sanitária.