Acompanhar o que é feito com os recursos disponíveis para a educação e como conquistá-los. Esse é o objetivo das agendas da FECAM no Ministério da Educação do Governo Federal. Ao lado de gestores municipais catarinenses, a entidade participou de reuniões no FNDE-Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação durante a terça-feira (24).
“Participamos de debates que discutem o futuro da educação nos municípios. Presenciar o que acontece com os rumos da educação pública é primordial para oferecer aos gestores respostas mais assertivas” explica a consultora em educação da FECAM, Lizi Vezintava.
A diretora institucional da FECAM, Sisi Blind, e a consultora Catia Tessmann, participam das agendas. O grupo analisa que o FNDE possui um papel central na garantia de um ensino de qualidade nas escolas públicas.
Orientar os municípios:
Compreender o que a autarquia do MEC realiza “e como ela funciona faz diferença em uma gestão pública preocupada com a qualidade e agilidade dos recursos”. Catia Tessmann Reichert buscou alternativas aos municípios da região oeste catarinense. Solicitar demandas dessa região é vista como uma prioridade ao trabalho da consultora, que desenvolve as ações através da FECAM.
Além da participação em palestras e debates, Sisi, Lizi e Catia conversaram com o presidente do FNDE, Marcelo Lopes da Ponte. Os compromissos seguem até quarta-feira (25).