Encerrou hoje (17), o Treinamento para Captação de Recursos, que reuniu nos dias 16 e 17 de fevereiro, em Florianópolis, 40 secretários executivos e técnicos das Associações de Municípios.
Hoje (17), os participantes visitaram os portais dos ministérios do Governo Federal e conhecerem os caminhos necessários para ter acesso a editais, que possam financiar projetos municipais.
A palestrante Dóris Couto, falou sobre a possibilidade dos municípios buscarem recursos em parceria com as entidades não-governamentais, através das parcerias público-privado, ou ainda captar financiamento, pelo setor de responsabilidade social de grandes empresas (Petrobrás, companhias de telefone e celulares). Também apresentou os tipos de recursos disponivéis nos ministérios. (recursos a fundo perdido, linhas de crédito com juros subsidiados e incentivos fiscais)
Para a secretária executiva da AMAI, Ingrid Piovisan, que pretende iniciar a elaboração de projetos na associação, o curso foi importante para apresentar as fontes de recursos (governamentais ou não-governamentais), que possam financiar ações municipais.
A palestrante também abordou os seguintes temas: mecanismos de apresentação de projetos para cada um dos ministérios, recurso disponível no Fundo Social e planejamento financeiro da execução orçamentária.
“Os municípios devem integrar diferentes áreas ao elaborar os projetos e simultaneamente, devem atender os roteiros específicos que mudam de Ministério para Ministério, no caso do Governo Federal, embora todos acatem os preceitos legais da Instrução Normativa 01/97 – do Tesouro Nacional”, diz.
Fonte: Assessoria de Imprensa da FECAM